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Carnaval: cuidado com as dietas da moda

17:00 | 18/02/2017
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Por Roberta Fontelles Philomeno

 

1 O Carnaval está aí, batucando à nossa porta, e muitas pessoas estão desesperadas, querendo emagrecer de qualquer maneira, e recorrem às dietas da moda. Um das preferidas para enxugar tudo é o jejum intermitente que ficou conhecido após a atriz Deborah Secco alegar publicamente que aderiu à dieta para eliminar, com sucesso, os 19kg adquiridos durante a gravidez. A partir daí, já viu, todo mundo querendo passar fome para fazer bonito nos dias de folia. Só que não é bem assim.


2 A nutricionista desportiva Tathiana Ferreira, do Rio de Janeiro, ressalta a importância do acompanhamento de um profissional para dar início ao jejum intermitente. “É fundamental que essa dieta seja muito bem montada. Quando se trata de pessoas e organismos diferentes, falamos também sobre tratamentos diferentes, adaptados a cada indivíduo. Por isso, quando alguém tenta fazer a mesma dieta que outra pessoa fez, achando que os resultados serão os mesmos, a experiência geralmente não é nada satisfatória”, explica.


3 E mais: a nutricionista alerta que o jejum intermitente não é indicado para todos os pacientes. “Essa dieta traz resultados mais que gratificantes, tanto estéticos quanto para a saúde daqueles que têm sucesso em realizá-la. Porém, nem todos os organismos reagem bem a ela”. Por isso, nem pense que vou aqui ensinar você a fazer o jejum, só posso adiantar que durante a prática é permitido ingerir chás e água em horários determinados.

 

4 Quando mal orientado, o jejum intermitente, por exemplo, estimula a compulsão alimentar, sendo nada indicado para pacientes que tenham tendência a esse comportamento. “Muitas pessoas, principalmente aquelas que fazem a dieta por conta própria, sem o acompanhamento profissional, quando saem do período de jejum, decidem ingerir uma quantidade muito superior de alimentos, como uma forma de recompensa. E levam, assim, toda a dieta por água abaixo”, finaliza.

 

5 E tem mais: o médico nutrólogo André Guanabara, do Ceará, lembra ainda que “somente fazer jejuns longos, por conta própria, sem orientação profissional, pode causar perda de massa muscular, de modo a gerar catabolismo das proteínas. Com isso, reservas de glicogênio do fígado se esgotam de maneira a obrigar que a proteína do músculo se converta em aminoácidos, para manter os níveis de glicose sanguínea suficientes, suprindo a demanda energética dos órgãos”, alerta.


6 – Só que nenhum estudo conseguiu comprovar que jejuns curtos, de menos de 12 horas, comprometam os músculos, massa magra, “desde que os indivíduos sejam alimentados com quantidades suficientes de proteína animal, antes do período com privação de alimento”. Então, nada de seguir dietas restritivas de alimento, como o jejum intermitente, por conta própria. Você vai perder peso, claro, mas vai ganhar cara de doente e flacidez #cruzes.


4 BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE


Quando bem orientada, por médico nutrólogo ou nutricionista, o jejum intermitente, a deita da moda, traz muitos benefícios. O jejum, uma prática antiga, narrada na Bíblia, surgiu com o objetivo de melhorar a saúde, limpar a alma e não a estética.


1. Diminuição da gordura corporal, auxiliando, no emagrecimento, na redução de medidas


2. Regularização da pressão arterial e do colesterol


3. Diminuição dos sintomas de depressão e estresse


4. Estudos experimentais têm elucidado a modulação do metabolismo pelo jejum intermitente. “Os resultados indicam melhorias no perfil lipídico, redução de respostas inflamatórias, com redução na liberação de adipocinas inflamatórias e alterações na expressão de genes relacionados com a resposta inflamatória e de outros fatores”, explica o médico nutrólogo André Guanabara.


PRESERVE SUA PELE


Confira as dicas do médico epidemiologista e do oncologista clínico da Fundação do Câncer, Alfredo Scaff e Frederico Müller, sobre como prevenir o câncer de pele, neste Carnaval


- Horários para exposição: antes das 10h e após as 16 horas. Fora desses períodos, a radiação solar é perigosa e favorece o envelhecimento precoce e os riscos de câncer de pele.


- Na praia ou piscina, na exposição ao sol, use protetor solar FPS 30, chapéus, bonés, roupas com proteção UV, óculos e guarda-sol (feito de algodão ou lona, evitando barracas de nylon).

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL

 

Direto do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, em Gramado (RS), um dos mais luxuosos do País, receita de suco que vai ajudar a hidratar o corpo durante a maratona da folia, contribuindo para o bom funcionamento do nosso organismo.


SUCO HIDRATANTE


Ingredientes

¼ de fatia de melancia

5 morangos (preferência orgânicos)

100 ml de água de coco

 

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

 

GALERIA

Oftalmologista Jorge Eldo, cap da View Clinic – Clinica da Visão, e a esposa Amélia Lima. Aniversário de 15 anos de Sofia Santiago, o bebê Naturágua, no Alices Buffet


Gina Jucá e Vânia Canamary, nos 15 anos de Sofia Santiago, no Alices Buffet


Lorena Pouchain e médica Christiane Leite, na loja Zeiss


Alto astral das oftalmologistas Excelsa Costa Lima e Islane Verçosa

 

Celebs

 

O programa Revenge Body with Khloé, na E!, traz um grupo de participantes que vai se reinventar de dentro para fora, perder peso e reduzir medidas. O melhor é que vamos conhecer os especialistas em treinamento físico, nutricional, maquiadores e cabeleireiros da socialite americana e das celebridades de Hollywood, que vão ajudar os participantes a mudar de vida.

 

Adriano Nogueira

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