Logo O POVO+
A dieta da moda?
Ciência e Saúde

A dieta da moda?

| LOW CARB | Menos carboidratos e mais proteínas e gorduras no prato. O método e suas variações ganham cada vez mais adeptos
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[VIDEO1]
A dieta low carb, surgida em meados dos anos 1970, vem fazendo sucesso nos últimos anos orientando a diminuição na ingestão diária de carboidratos e o aumento do consumo de proteínas e gorduras “boas”. Para se ter uma ideia do interesse que o método desperta, são aproximadamente 9,5 milhões de publicações com a #lowcarb no Instagram, quase 9 milhões de resultados sobre o termo no Google e 1,7 referências no Youtube. Apesar de dividir opiniões entre especialistas com relação à quantidade de carboidratos indicada para ingestão diária, é certo que a orientação de priorizar alimentos naturais em detrimento de produtos industrializados, embutidos e açúcares refinados é consenso.
 

Tendo em vista o acompanhamento insubstituível de um nutricionista na orientação alimentar, é preciso ainda lembrar que cada organismo tem suas necessidades. Com o tempo, surgiram variações da dieta low carb como a cetogênica e a paleolítica, que se diferenciam nas quantidades de carboidratos e alguns alimentos prescritos.
 

O fundamental é optar por mais comidas naturais e com preparações mais saudáveis. “Na low carb são excluídos os carboidratos refinados, como doces e guloseimas. Deve ser evitado o consumo de alimentos com gordura saturada, como embutidos e frituras de maneira geral. Você vai optar pelas preparações mais naturais, como cozidos, assados no forno, grelhados. Tentar uma alimentação mais natural possível, evitar processados, embutidos, alimentos mais industrializados”, explica Geórgia Amorim, nutricionista do núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza.
 

Por outro lado, segundo ela, são permitidos alimentos fontes de proteína magra, como patinho, alcatra, frango, peixe, queijos magros com moderação, algumas frutas, carboidratos com baixo índice glicêmico, como legumes e verduras. “É preciso evitar músculo e preparações fritas, empanados, bacon,  carnes muito gordurosas”, pondera Geórgia.


Ela ressalta que os carboidratos são importantes fontes de energia para nosso organismo e que o problema está “no consumo excessivo, principalmente nos carboidratos simples, refinados e alimentos ultraprocessados”.
 

A menor ingestão de carboidratos provoca uma redução na quantidade de energia no corpo, detalha Bruna Brufatto Vagliatti, nutricionista especialista em estética e emagrecimento. Como resultado, “o organismo vai usar a gordura do corpo como fonte de energia”. “O carboidrato é nossa maior fonte de energia. Quando você pensa muito dá mais fome porque é dele que o organismo tira energia para o raciocínio ou para fazer atividade física”, exemplifica.

[FOTO1] 

 

 

 

 

RECEITAS

CREME DE NUTS COM CHOCOLATE
[VIDEO2]
INGREDIENTES


Amendoim torrado e sem sal - 300g
Chocolate amargo - 40g

PREPARO
 

Torre o amendoim no forno a 180º por cerca de 15 minutos. Depois processe o amendoim até virar uma pasta. Acrescente o chocolate picado ou em gotas e bata mais. Você pode saborizar com frutas desidratadas, como damasco e cranberry, a gosto. Prontinho! Dura 1 semana na geladeira.

COXINHA LOW CARB

INGREDIENTES
Abóbora ou couve-flor cozida - 150 g
Peito de frango cozido e desfiado - 350 g
Ghee - 10g
Sal marinho ou sal rosa a gosto
Ovo e farinha de amaranto e gergelim para empanar
Temperos

PREPARO
 

Misture todos os ingredientes. Empane e asse a 160º por cerca de 15 minutos.
QUIBE DE FORNO

INGREDIENTES
 

Quinoa cozida - 250 g
Mostarda em pó e em grãos - 5g
Cenoura - 2 unidades médias
Hortelã - a gosto
Cebola caramelizada - 1 unidade
Limão e raspas - 1 unidade
Vinagre balsâmico - 20 ml
Azeite extra virgem
Sal rosa e pimenta rosa
Açúcar demerara

PREPARO
 

Corte as cebolas em meia lua, fininhas e refogue com uma pitada de açúcar demerara. Reserve. Cozinhe a quinoa e depois de pronta misture as cenouras raladas, a hortelã, o sal rosa, o limão com as raspas e a pimenta rosa. Coloque em uma travessa e leve ao forno a 180º por cerca de 20 minutos.

 

VÍDEOS
 

Audiovisual
 

Acompanhe em www.opovo.com.br/videos/ a chef de cozinha e professora de gastronomia Cris Gutierrez preparando um creme de nuts low carb e a nutricionista
especialista em nutrição clínica esportiva Olga Serra explicando sobre a dieta low carb. 

 

 

O que você achou desse conteúdo?