Logo O POVO+
Manter a sexualidade após os 60 anos é continuar a busca por sonhos
Ciência e Saúde

Manter a sexualidade após os 60 anos é continuar a busca por sonhos

A psicóloga clínica Isabella Bastos de Quadros defende que manter a vida sexual ativa após os 60 anos é continuar a busca por sonhos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Fatores culturais e psicológicos podem interferir na manutenção de uma vida sexual ativa. Mas a maturidade pode trazer benefícios e fazer com idoso supere preconceitos e amarras sociais. Com trabalho voltado para o planejamento da vida idoso, psicóloga clínica e mestre em Gerontologia, Isabella Bastos de Quadros aponta que não existe idade para os sentimentos, e que manter a vida sexual ativa com o envelhecimento é continuar a busca por sonhos. Sócia-diretora da Angatu Integração e Desenvolvimento Humano, instituto que estuda a integração do idoso em sociedade, Isabella defende a qualidade das trocas e interações. (Domitila Andrade)


O POVO - O declínio da sexualidade com o envelhecimento engloba fatores culturais e sociais?


Isabella Bastos de Quadros - Com certeza! A crença de que a sexualidade entra em declínio com o envelhecimento varia muito de acordo com a cultura na qual está inserida a pessoa idosa. Em países com população majoritariamente jovem e capitalistas, orientados para o consumo, como o Brasil, é frequente que essa tese seja propagada. Estudiosos de referência, como Peter Drucker, atestam que a população majoritária costuma ditar regras e costumes nas sociedades em geral. Isto nos faz pensar que em pouco tempo viveremos uma revolução neste sentido já que a população mundial está vivendo mais e, portanto, envelhecendo. Os idosos serão maioria e viveremos uma inversão na pirâmide etária, fenômeno nunca visto antes.


OP - As disfunções eréteis podem ter aspectos psicológicos. Como tratá-las?


Isabella - Primeiramente é importante que causas fisiológicas sejam descartadas através de consulta com o médico urologista. Se a questão não for de saúde física, o indicado é o início de processo psicoterapêutico onde questões emocionais e psicológicas podem ser trabalhadas individualmente ou em grupo.


OP - O que o cessar da vida sexual pode provocar na saúde mental do idoso?


Isabella - A vida sexual é importante para qualquer ser humano, independente da idade. É importante fonte de satisfação e realização de desejos e afetos. Mas somos seres singulares e este aspecto da vida pode ser mais ou menos importante, a depender da pessoa e dos seus anseios diante da vida, dos seus desejos e sentimentos. Envelhecemos como vivemos e, caso a vida sexual sempre tenha ocupado grande destaque na vida, o impacto de sua ausência poderá ser de grande relevância. Entretanto, às vezes a pessoa pode ter tido uma vida plena e abdica do sexo na velhice em decorrência de limitações fisiológicas ou não.


OP - E o contrário: o que pode a continuidade ou, por vezes, uma retomada, da vida sexual fazer pela qualidade de vida do idoso?


Isabella - A continuidade ou retomada da vida sexual da pessoa idosa, sendo esta uma busca sua, só traz benefícios. É de suma importância que continuemos buscando nossos sonhos e desejos e sendo protagonistas da nossa própria vida qualquer que seja a nossa idade!


OP - Existem relatos de idosos que assumem relações homoafetivas após décadas de relacionamentos heteronormativos? Por que isso acontece nessa fase da vida?


Isabella - Cada história de vida possui a sua particularidade. Mas vivemos em uma sociedade conservadora que começa a se abrir para novas possibilidades de relacionamentos e expressões afetivas.

Possivelmente, essas pessoas não puderam ou conseguiram enfrentar a sociedade e família para realizar seus desejos e, na vida madura, mais seguros de si mesmos, têm coragem de assumir seus desejos e viverem de acordo com o que lhes faz feliz.


OP - Muito se fala dos efeitos deletérios do envelhecimento em relação à sexualidade. Existem aspectos dessa sexualidade que melhoram nessa fase?


Isabella - A grande aquisição da sexualidade na vida madura é o descompromisso com a performance sexual e o foco na qualidade das trocas e interações. A pessoa idosa já se libertou de vários deveres como criar filhos, trabalhos formais, e tem, portanto, mais tempo para cultivar sentimentos, desejos e sonhos. A bagagem de vida, constituída por experiências vividas lhe dá também um olhar sereno diante da vida e das suas expectativas. O corpo envelhece, mas os sentimentos não.

[FOTO2]

O que você achou desse conteúdo?