Logo O POVO+
Investir em pesquisa é fundamental
Ciência e Saúde

Investir em pesquisa é fundamental

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os estudos mais próximos da cura da Aids se baseiam no caso de um paciente chamado Timothy Brown, de 2006, que ficou curado da aids após ser submetido a um transplante de medula óssea de um doador imune ao vírus. Nesse caso, as células foram substituídas e o vírus desapareceu do corpo.


“Mas não dá para dizer que a cura foi encontrada, porque transplantar medula é um procedimento muito arriscado e esta foi feita, porque já precisaria. Não dá para ser reproduzido, porque iria acabar matando muita gente. Mas é um grande passo para entender que é possível chegar lá e talvez entender os caminhos”, considera o infectologista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Guilherme Henn.


Medicalizar não é suficiente


Ainda assim, a médica paulista e chefe do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, Lígia Kerr, acredita que há muito a ser feito. Ela defende que não adianta somente medicalizar, é preciso pensar no lado antropológico e trazer novamente a comunidade para a pesquisa.


“É preciso ter engajamento. Temos de criar uma rede de solidariedade e isso está longe do que estamos passando no Brasil, com preconceito crescendo contra gays, o racismo. Só com ações combinadas e com a participação da comunidade é que a gente pode voltar a reduzir os números”, conclui Lígia Kerr. (Eduarda Talicy)

O que você achou desse conteúdo?