Logo O POVO+
Os benefícios emocionais e físicos da atividade física na infância
Ciência e Saúde

Os benefícios emocionais e físicos da atividade física na infância

A atividade física praticada por crianças com menos de três anos traz benefícios emocionais e físicos. Quando o exercício é feito pela mãe com os pequenos no sling o vínculo entre os dois pode ainda se fortalecer
Edição Impressa
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Um, dois, três e já! Tibum! A água respinga e as palminhas e sorrisos comemoram a nova aventura. Bebês mergulhando, movimentando braços e pernas, fazendo bolhinhas na água. A alegria dá o tom da aula. Professor, pai, mãe ou responsável acompanham e estimulam as novas descobertas do bebê na piscina. A contagem prepara o psicológico dos pequenos para o que está por vir. Mas, além do mergulho, a contagem pode prenunciar um desafio em outras atividades físicas para os pais e os bebês.

Passos de dança e exercícios de pilates com o bebê seguro no sling são opções para as mães que procuram atividades físicas que possam realizar com os filhos de até três anos, em média. Assim como a natação, o my gym — tipo de ginástica direcionada para bebês e crianças — também é uma possibilidade para bebês com apenas meses de vida. Com os cuidados necessários e acompanhadas por profissionais especializados, as atividades proporcionam diversos benefícios para a dupla, que está passando pelas primeiras descobertas juntos no mundo do movimento e da atividade física.

[SAIBAMAIS]

O período entre o nascimento até os três anos, conforme explica o psicólogo e psicanalista da Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil da Universidade Federal do Ceará (UFC), Daniel Franco, é decisivo para a constituição do indivíduo tanto do ponto de vista psicológico quanto do ponto de vista orgânico e neuropsicomotor.

“Todo tipo de experiência é fundamental para a criança pequena que se encontra dentro dessa faixa de idade. É o momento em que o cérebro da criança está em pleno desenvolvimento. As células nervosas, os neurônios estão em plena produção. E, a cada exposição a experiências, o cérebro vai criando corpo, se solidificando e estabelecendo conexões entre as suas células, os neurônios. Acredita-se que diferentes funções psíquicas do indivíduo como fala, cognição, memória, atenção, percepção e emoção nascem e se desenvolvem com as experiências que ocorrem de maneira repetitiva nesse período”, explica.

Além dos estímulos neuropsicomotores, incentivar os bebês a serem “fisicamente ativos” também é um dos benefícios das atividades, seja praticando, seja acompanhando os pais no sling. Lançado em agosto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), guia orienta profissionais da saúde na promoção da atividade física desde a infância.

“A criança tem que se movimentar para desenvolver as habilidades. O ponto-chave é acabar com a inatividade. É muito comum as crianças ficarem desde muito cedo deitadas na televisão e no smartphone. Cada criança tem sua habilidade e é preciso descobrir o que dá prazer a ela. Coordenação, agilidade, velocidade, equilíbrio”, detalha o coordenador do Grupo de Trabalho de Atividade Física da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Ricardo do Rego Barros.

No Ciência&Saúde deste domingo, você conhece as vantagens e os cuidados na realização de atividades físicas por bebês e por responsáveis com bebês. Uma coisa é certa: movimento e afeto proporcionam benefícios que perduram pela vida inteira. Boa leitura!

O que você achou desse conteúdo?