Logo O POVO+
Atividades físicas com o bebê no sling ajudam no pós-parto
Ciência e Saúde

Atividades físicas com o bebê no sling ajudam no pós-parto

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Junto ao corpo da mãe, a cada passo de dança, o balanço e o som são diversão. Aconchego e calor no momento do exercício juntos contribuem para a formação do vínculo afetivo e propiciam a prática de atividade física da mãe com o filho. “O bebê fica envolto. E, quando a mãe dança, perde calorias, volta a se perceber como mulher. Ela fortalece a musculatura e ganha um corpo diferente. A dança faz com que a mulher se reprograme no ambiente, ganhe mais autonomia e noção de espaço”, considera a professora de educação física Walléria Campelo.


Após a gravidez, ela encontrou na dança momentos de paz e equilíbrio emocional. A experiência pessoal virou pesquisa acadêmica e foi tema de trabalho de conclusão de curso dela, que é mãe da Gabriela, de 3 anos. Walléria fundou o Passo Materno, projeto de dança e pilates coreografado feito para gestantes e mães com bebês.


“Essa sensação de transmitir amor, movimento, dança, vida, energia, sinergia é transcender. Elas choram, olham para a família com outro olhar. Você vê a mulher empoderada, livre, fazendo o que gosta de fazer, agora com o seu bebê”, descreve Walléria.


Outra alternativa que pode facilitar a vida das mães no puerpério é o Mamy Baby Pilates. “Quando tive o Luca, fiquei parada e senti a necessidade de fazer algum exercício mas eu não conseguia deixar ele em casa, porque ele ficava chorando”, conta a dentista Lilian Bessa, 34, mãe do Luca, de 5 meses. “No começo, eu achei que ele não fosse fazer. Eu falei que só ia ficar se ele ficasse direitinho, porque ele é bem danadinho. Mas na primeira aula ele já dormiu”, lembra.


Na atividade, não há impacto nem para a mãe e nem para o bebê, de acordo com a fisioterapeuta especialista na modalidade, Thycianne Bezerra. Conforme ela explica, depois dos momentos de interação com o bebê, em determinada parte da aula, a maioria acaba dormindo.


“O pilates é uma atividade que utiliza as molas e o próprio corpo como resistência. O bebê fica tranquilo, porque ela só está utilizando a força e o peso. O único momento em que ele mexe bastante é na hora do aerobic ball, quando ela dá saltinhos leves segurando ele como se estivesse balançando o bebê em pé”, esclarece.


O que você achou desse conteúdo?