Logo O POVO+
A plasticidade do cérebro humano
Ciência e Saúde

A plasticidade do cérebro humano

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

É possível mudar o cérebro e reverter alguns efeitos negativos? Estudos da neurociência mostram que sim. A capacidade de memorização, foco, raciocínio lógico, segurança e autoestima podem ser modificados graças à plasticidade do cérebro. Um processo contínuo que provoca adaptação aos estímulos recebidos chamado neuroplasticidade, possibilita o ser humano desenvolver qualquer atividade quando submetido a repetição. No entanto, a funcionalidade também dificulta a mudança de hábitos como o negativismo. O assunto é abordado na revista O POVO Saúde & Beleza, que está à venda nas bancas.


A metodologia é abordada por cientistas da área há décadas. Em meados de 1980, o neurocientista e professor emérito da Universidade da Califórnia, Michael Merzenich, um dos pioneiros no estudo, mostrou os efeitos da neuroplasticidade através de experimentos em animais, em que o cérebro de um macaco se recompôs após sofrer lesão. A descoberta revolucionou o tratamento de pacientes que sofreram graves danos no sistema nervoso.


Em entrevista à revista O POVO Saúde & Beleza, o neurologista da Clínica da Memória em Fortaleza, Glauber Ferreira, explicou que cérebro muda de acordo com as experiências vividas e formas de uso. “Todo dia, vivenciamos coisas novas e a plasticidade acontece quando nos dedicamos a aprendê-las”, explana. Da infância à terceira idade, a metodologia pode ser usada como estratégia para alcançar benefícios na aprendizagem. Segundo o neurologista, apesar de que, com o tempo, o órgão diminui a flexibilidade, sempre é possível manter pulsante novos conhecimentos e processo de adaptação.


“Os mais diversos estímulos intelectuais aprimoram a memória. Existem diversos brain games (jogos cerebrais) que prometem ganhos cognitivos, mas não há evidência que sejam superiores, por exemplo, à leitura de um bom romance”, exemplifica. Assim como os músculos se modificam com os exercícios, o cérebro também se modifica.


A psicóloga e especialista em ginástica cerebral Marina Baquit, diretora da unidade Supera Aldeota - franquia do Método Supera Ginástica para o Cérebro em Fortaleza – explicou como aguçar o processo de plasticidade cerebral para favorecer o corpo e a mente. “A ginástica cerebral oferece ao cérebro novidade, variedade e desafios crescentes que o tiram da zona de conforto, fortalecendo-o e ampliando o número de redes de conexões entre neurônios. Quanto maior é esse número e quanto mais elas são ativadas, mais fortalecida fica nossa reserva cognitiva, contribuindo, entre outras coisas, para a longevidade”, enumerou à revista O POVO Saúde & Beleza.

 

SAIBA MAIS


O conceito de plasticidade e os avanços na área foram abordados na reportagem “Potencialidades do Cérebro”, da nova revista do Grupo de Comunicação O POVO Saúde & Beleza.


Com foco na saúde, a revista abarca os mais diversos tipos de tratamentos e descobertas sobre alimentação, longevidade, beleza e bem-estar. Para a editora-executiva das Revistas O POVO, Adailma Mendes, o produto que começou a circular nas principais bancas de revistas no último dia 22/9 e abre novas perspectivas para assuntos ainda não desbravados. “A revista segue com olhar cuidadoso para as novidades em procedimentos médicos e estéticos. Ouvimos sempre os especialistas para levar ao leitor tudo sobre temas que ainda causam dúvidas e que não sejam do conhecimento geral do público”, explica.

 

O que você achou desse conteúdo?