Logo O POVO+
Pacientes não seguem o tratamento corretamente
Ciência e Saúde

Pacientes não seguem o tratamento corretamente

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Pesquisa realizada no Brasil pela empresa global Abbott — especializada em produtos e tecnologias inovadoras em saúde — demonstra que 44% dos diabéticos e 41% dos hipertensos que se tratam já interromperam o tratamento. A maioria deles foi porque começou a se sentir bem e parou, ou por falta de disciplina, diz o estudo. Do total que realiza tratamento, 54% não faz dieta.


É o caso de Marcos Antônio Pereira, 52, que precisou levar um susto ao passar mal com pressão arterial em 18 por 13, para se atentar acerca da importância dos cuidados com a alimentação e com a medicação recomendados pelo médico. Após o diagnóstico de hipertensão, há quatro anos, “eu venho tomando medicação, aí eu paro, quando eu paro, ela (a pressão) sobe de novo”, conta.


Ele passou a diminuir o sal na alimentação e a caminhar “de vez em quando”, sem regularidade. Porém, o vidraceiro reconhece que não tem o cuidado adequado. “Não vou muito atrás da dieta não, o único cuidado que eu tenho é com o sal, o resto eu como tudo”, diz, citando alimentos condimentados e com alto teor de sódio.


“Tava com uma semana sem tomar medicação, não vim pegar no posto e deixei de tomar. Dessa vez, foi ruim, viu? Eu tive que parar o carro. Tava dirigindo e comecei a ter vontade de vomitar, mal-estar, a língua tremendo”, relata. “Agora vou ter um cuidado maior. Não vou deixar de tomar mais o remédio”, promete. (Ana Rute Ramires)



O que você achou desse conteúdo?