Logo O POVO+
Por dentro do glaucoma
Ciência e Saúde

Por dentro do glaucoma

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O glaucoma é uma doença degenerativa do nervo óptico, progressiva e silenciosa que cursa com diminuição do campo de visão até a cegueira em casos mais avançados. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é a segunda maior causa de cegueira (catarata é a primeira) e a principal causa das cegueiras irreversíveis.


Estatisticamente, o glaucoma no Brasil possui números preocupantes. Estima-se que aproximadamente 2% da população brasileira seja acometida. No Ceará, acredita-se que tenhamos 160 mil doentes, sendo que sua grande maioria desconhece sua condição de portador da doença.


Os principais fatores de risco para a doença são idade acima de 50 anos, raça negra, miopia, doenças vasculares e histórico familiar de glaucoma.


A doença caracteriza-se por um desequilíbrio entre produção e drenagem do humor aquoso (líquido que circula dentro do olho responsável pela nutrição de estruturas intraoculares), causando o aumento da pressão intraocular (PIO).


Importante que se saiba que o controle da pressão intraocular é o único método para evitar progressão da doença.


Para isso, existe uma variada gama de colírios e procedimentos cirúrgicos (quando o tratamento medicamentoso não é suficiente) visando manter a pressão ocular em níveis seguros.


A consulta regular com médico oftalmologista é fundamental para a realização de um diagnóstico precoce e para fazer o acompanhamento da doença.


Este acompanhamento se dá com a medição da pressão intraocular e exames que avaliam o nervo óptico e o campo de visão do paciente.


O glaucoma também pode ter causas secundárias, como por exemplo traumas que venham a afetar as estruturas de drenagem do humor aquoso, processos inflamatórios decorrentes de cirurgias ou outras patologias e causado pelo uso indiscriminado de medicamentos que contenham corticoides, principalmente de forma oral, ocular e inalatória, por longos períodos.


Outro tipo é o glaucoma congênito. Esse se caracteriza por alterações congênitas na anatomia do olho que favorecem o aumento da pressão ocular durante o desenvolvimento do feto.

 

O tratamento com procedimentos cirúrgicos imediatos podem promover a redução da pressão intraocular e mantê-la em níveis saudáveis para manter o desenvolvimento da visão nos recém-nascidos.


Glaucoma é uma doença grave, ocasiona cegueira irreversível e com grande impacto socioeconômico, mas que possui controle. Consulte periodicamente seu oftalmologista.

 

No Ceará, acredita-se que tenhamos 160 mil doentes, sendo que a grande maioria desconhece sua condiçãode portador da doença


Alexis Galeno Matos

Oftalmologista com fellowship em glaucoma HCRP/USP, doutorando em Oftalmologia pela FMRP/USP

Thiago Chilton de Alcantara Jorge

médico, com pós-graduação em Saúde Pública , residente do 3º ano de Oftalmologia da Funcipe

 

O que você achou desse conteúdo?