Logo O POVO+
Contra a hérnia de disco, Gyrotonic
Ciência e Saúde

Contra a hérnia de disco, Gyrotonic

Com a possibilidade de pausa na carreira por causa de cirurgia, o cantor Xand Avião buscou o Gyrotonic, método já encontrado em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1] 

Dores intensas podem ser parte da rotina de quem sofre com hérnias de disco. O problema, mais comum nas colunas cervical e lombar, tem novos tratamentos. Além dos medicamentos e técnicas tradicionais de fisioterapia, o cantor de forró Xand Avião, buscou o método terapêutico de exercícios Gyrotonic Expansion System como alternativa.

[SAIBAMAIS]

Xand, após fortes dores devido a hérnia lombar e sem sucesso com tratamentos convencionais, teria de dar pausa na carreira e ser submetido a cirurgia. Há um ano, porém, o Gyrotonic tem sido aliado. A recuperação trouxe melhora na performance.


“Quando recebi o diagnóstico da hérnia e ouvi a palavra ‘operar’, meu mundo caiu. Graças a Deus, descobri o Gyrotonic. Hoje, sei nem enumerar os benefícios. Desde colocar minha filha nos braços de novo até poder pular no palco, tudo sem dor. Minha postura melhorou 100%. Posso falar que tenho vida e coluna novas”, disse Xand ao O POVO.


Fernando Façanha Filho, ortopedista especialista em coluna, explica que a doença parte de discos existentes entre as vértebras, os quais amortecem impactos e dão mobilidade à coluna. “A pressão (em ações cotidianas) pode romper o anel que envolve o disco, daí o núcleo hernia e a saliência comprime e causa distúrbio no nervo”, descreve. O contato com o nervo provoca dores e alterações motoras e sensitivas.

[QUOTE1]

Reumatologistas, ortopedistas ou neurocirurgiões são os especialistas mais indicados para o diagnóstico diferencial. Segundo Fernando, o problema pode ser confundido com tumores, neoplasia ou alguma infecção. Para o tratamento da hérnia, o tratamento costuma ser conservador, não cirúrgico.


Técnica

A dona de casa Vânia Viana, 48, pratica o método há mais de cinco anos. Começou após travamento da coluna, usando o Gyrotonic para o controle da dor, como recomendação da irmã fisioterapeuta. Faltavam poucos dias para viagem a Paris, comemorando aniversário de casamento. “Estava entrevada a ponto de não conseguir me vestir sozinha, mas na primeira sessão saí andando. Não senti uma dor na unha, desde então”, lembra.

 

Desde então, a média de treinos fica em torno de duas vezes por semana, “para que a dor não volte”. Para ela, flexibilidade, capacidade de concentração e tônus muscular são alguns dos principais benefícios. “A barriga fica bacana até sem seguir dieta alguma”, ri-se.


O fisioterapeuta de Xand, José Meudo, especialista da técnica Gyrotonic no Ceará, diz que os exercícios propostos fortalecem a coluna, aliviando a pressão entre os discos. “O método não é um pilates modificado, ao contrário do que muita gente pensa. É embasado em exercícios de yoga, tai chi chuan, ginástica olímpica, natação e dança”.


Movimentos de ondulação, rotação e torção, combinados a padrões de respiração específicos, visam à correção postural, à diminuição do estresse e à ampliação de movimentos. A promessa é equilibrar corpo e mente.

 

SERVIÇO

 

Somnis Saúde

Onde: Rua Nunes Valente, 1430 A - Aldeota

Telefones: (85) 3109 5022 e 3094 5654

Sessão Gyrotonic: R$ 90 (uma hora)

 

O que você achou desse conteúdo?