Logo O POVO+
Congelamento de óvulo é recomendado a quem quer adiar
Ciência e Saúde

Congelamento de óvulo é recomendado a quem quer adiar

Edição Impressa
Tipo Notícia


O tempo de vida em que o corpo da mulher está pronto para uma gravidez natural dura cerca de 15 anos. Após os 35 anos, a fertilidade feminina cai vertiginosamente e, a cada ano, mais difícil fica engravidar. De acordo com o médico Fábio Eugênio, ginecologista com especialização em Reprodução Humana, quanto mais nova for a mulher, mais fértil.


Até os 35 anos, o médico orienta esperar um ano, tendo relações sexuais com frequência. Após essa idade, o recomendado é esperar seis meses e, caso a gestação não se confirme, buscar tratamento especializado. Existem, segundo o médico, três tipos de fertilização disponíveis em Fortaleza atualmente.


A primeira é a indução de ovulação, que é uma estimulação, à base de medicamentos, para que um óvulo esteja fértil. A segunda, a inseminação intrauterina, é um tratamento de estímulo do ovário, com o depósito, no útero, de sêmen. Já a fertilização in vitro é a fecundação feita em laboratório, com a captação do óvulo.


Se, por algum motivo, a mulher decidir adiar a gravidez, o médico recomenda o congelamento de óvulos. A idade da mulher para o procedimento é entre
32 e 38 anos. (AF) 

O que você achou desse conteúdo?