Logo O POVO+
Idosos podem sofrer complicações
Ciência e Saúde

Idosos podem sofrer complicações

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Parte do grupo de maior atenção, os idosos também ficam vulneráveis a se infectar com vírus e bactérias nesse período de chuva, por conta da baixa qualidade do sistema imunológico. Evitar aglomerações e estar em dia com as vacinas da gripe, por exemplo, podem ser saída de prevenção.


E não são só as influenzas e os resfriados que estão na lista de perigos, de acordo com o geriatra Jarbas Roriz, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Aumentam muito as infecções virais com transmissão direta. Temos infecções intestinais, diarreia, infecção respiratória de laringe, faringe e pulmão”, diz.


O médico explica que, por ter a diminuição da capacidade de defesa do organismo, os idosos precisam estar atentos aos sintomas. E nesse processo, procurar o especialista o mais breve possível é importante. “No caso deles, o atendimento tem que ser precoce. A evolução das doenças, nos idosos, tende a ser mais rápida, por conta dessa baixa imunidade. Em um dia, o quadro pode ficar grave”, alerta. (Rômulo Costa)



O que você achou desse conteúdo?