Logo O POVO+
Barriga sarada: mitos e verdades
Ciência e Saúde

Barriga sarada: mitos e verdades

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A personal trainer Carol Borba, da plataforma Queima Diária, dá dicas para conquista de abdômen tanquinho (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO A personal trainer Carol Borba, da plataforma Queima Diária, dá dicas para conquista de abdômen tanquinho

São inúmeras as informações, receitas e até superstições que ouvimos falar para obter uma "barriga chapada". Mas como saber o que é verdade e o que não é? A profissional Carol Borba, personal trainer, da Queima Diária, plataforma online da América Latina dedicada ao setor fitness e de bem-estar, comenta as principais dúvidas e traz cinco dicas para nos ajudar a eliminar de vez as gorduras localizadas e conquistar o shape dos sonhos.


1Cerveja e bebidas alcoólicas aumentam a gordura na região do abdome.

Mito. "As bebidas alcoólicas são muito calóricas por conta do álcool, mas o que aumenta a gordura abdominal é o excesso de calorias ingeridas. As pessoas tendem a falar que é barriga de cerveja, mas na verdade é barriga de quem exagera no consumo de calorias".


2Ingerir refeições com grande quantidade de fibras favorecem na diminuição da barriga.

Verdade. "As fibras, quando combinadas com água, fazem com que o intestino funcione melhor. Muitas vezes o inchaço abdominal pode ser causado pelo mau funcionamento do intestino, gerando assim a aparência de uma barriga inchada, sendo que um dos principais motivos para o intestino não funcionar corretamente é a má alimentação".

3Fazer exercícios abdominais diminui a gordura do abdômen.

Mito. "Os exercícios ajudam no fortalecimento da musculatura do abdômen e favorecem um melhor desempenho da postura, mas a gordura só é perdida com uma dieta balanceada e exercícios aeróbicos, responsáveis pela queima generalizada de gordura. Os exercícios abdominais ajudam em pequena quantidade na queima de gordura, mas o resultado obtido só é o desejado quando combinados com exercícios aeróbicos e dieta adequada".


4Bermudas modeladoras realmente definem a silhueta e ajudam na contração de gordura abdominal.

Mito. "As cintas e bermudas modeladoras não ajudam na redução de gordura, apenas modelam a cintura quando usadas por determinadas horas durante um período. Quando a pessoa para de usar, o corpo volta para o estado anterior. Então, elas contribuem apenas para a modelagem por um curto período de tempo e devem ser usadas apenas sob prescrição médica".


5Ingerir alimentos de 3 em 3 horas ajuda a diminuir barriga.

Depende. "O hábito de comer de 3 em 3 horas é excelente e dependendo dos alimentos ingeridos ajudam sim na diminuição da barriga, porém o que faz a diferença é a qualidade dos alimentos que comemos, que somada a um gasto calórico diário moderado, favorece emagrecimento e consequentemente diminuição da barriga.

O que você achou desse conteúdo?