Logo O POVO+
Vibradores e a descoberta do corpo
Ciência e Saúde

Vibradores e a descoberta do corpo

Mulheres, homens, casais sem importar a orientação sexual podem ser beneficiados pelos vibradores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marina Vieira, 30: consórcio entre amigas para compra de vibrador mais caro (Foto: Tatiana Fortes)
Foto: Tatiana Fortes Marina Vieira, 30: consórcio entre amigas para compra de vibrador mais caro

Descobrir áreas erógenas, as intensidades e movimentos que lhe dão prazer, saber o que gosta e o que não gosta e permitir-se sentir prazer. Os relatos de quem usa o vibrador se aproximam na descoberta e no aguçar da sexualidade. "É muito bom poder se descobrir, se permitir ter um momento de prazer, conhecer o seu corpo e suas zonas erógenas, saber o que você gosta e exercitar os músculos", comenta a professora Marina Vieira, 30.

Marina ganhou um vibrador em uma troca de presentes com as amigas, mas nunca usou porque não se identificou com a textura plástica. Depois, comprou um baratinho, com uma superfície emborrachada. Já o terceiro, que precisou de um investimento maior, foi comprado em um consórcio. "Escolhi um modelo que promete 'o beijo que deu certo' no clitóris. Com esse novo, ainda estou testando a combinação da velocidade do massageador do clítoris e do vibrador interno. Precisa tranquilidade para ir descobrindo o que é mais legal, confortável e prazeroso, não é algo que acontece instantaneamente", detalha.

Explorar o próprio prazer também foi o objetivo do universitário Marcelo Brito, 36, com os sex toys. Tendo comprado o primeiro vibrador há 10 anos, Marcelo conta que conseguiu estimular áreas até então inexploradas do próprio corpo e ter muito prazer. "Você começa a descobrir uma gama de possibilidades de ter prazer sozinho. Digamos que hoje eu tenho uma liberdade sexual que antes eu não tinha", acredita.

A professora até então só utilizou o aparelho sozinha, já Marcelo, apesar de ainda encontrar resistência, já aproveitou o plus de sensações do vibrador por parceiros. "Entendo que cada um tem um processo. Eu sou da ideia que a pessoa tem de ter prazer e ser feliz", ensina.

As descobertas são compartilhadas também pela maioria das clientes da sex coach Vanessa Pessoa. "80% das minhas clientes relatam que depois de usar o estimulador clitoriano melhoraram a vida sexual absurdamente e melhora junto o entendimento do próprio corpo", aponta.

Com uma gama de produtos e foco no prazer feminino, os vibradores podem ser utilizados, conforme a médica ginecologista e sexóloga Rayanne Pinheiro, inclusive como recurso terapêutico em pacientes que têm dificuldades de atingir o orgasmo "por potencializarem o estímulo clitoriano", além de auxiliar em tratamentos de certos tipo de dor vulvar.

"A masturbação feminina é algo que alivia uma série de dores, como as de cabeça, costas, cólicas e muito mais. Isso já foi provado pela ciência e, pra nossa sorte, não se para de descobrir mais benefícios", comenta a educadora sexual Clariana Leal.

Além de ser poderoso instrumento para o encontro dos caminhos do orgasmo para mulheres, os vibradores podem ser utilizados por homens (com anéis penianos, masturbadores vibratórios e estimuladores da próstata), e em par para incrementar o jogo sexual, podendo também aumentar a excitação de ambos.

"Pesquisas científicas sérias já mostram com clareza que esses benefícios como melhora da excitação, orgasmo, lubrificação e menos dor no ato sexual", aponta Rayanne. Vanessa comenta sobre as possibilidades que a tecnologia, com vibradores conectados a aplicativos de smartphones, que se acoplam a calcinhas, e podem ser comandados à distância pela parceria, podem incrementar e intensificar o prazer entre o casal.

Cuidados para uso compartilhado de vibradores

Para utilização compartilhada, é recomendável a utilização de preservativos.

O uso de lubrificantes, de preferência à base de água, também é importante. Escolher lubrificantes sem bases oleosas, e sem que tenham em sua composição parabenos e petrolatos.

No início e no fim das utilizações, é importante higienizar com sabão neutro e água, e deixar secar naturalmente.

É importante ter atenção aos cuidados durante o uso e para a higiene e acomodação (como guardar) após o uso, que geralmente são descritos no manual de instrução e podem variar a depender das características e material.

Na utilização por mulheres no período pós-menopausa, preferir usar modelos menores para introdução vaginal e com uso associado de lubrificantes sempre.

 

O que você achou desse conteúdo?