Logo O POVO+
Interdição para obras do Polo Gastronômicocomeça hoje
CIDADES

Interdição para obras do Polo Gastronômicocomeça hoje

Obra prevê bloqueio de 1,5 km na rua Frederico Borges. Trecho deve ser finalizado em 40 dias. Projeto deveria ter iniciado em 2018 e foi adiado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

As obras para instalação do Polo Gastronômico da Varjota começam nesta quinta-feira, 1º. O trecho de 1,5 quilômetro da rua Frederico Borges, compreendido entre a rua Ana Bilhar e a avenida Antônio Justa, no bairro, passou pela construção de uma galeria de drenagem e agora deve receber uma readequação urbanística. Todo o pavimento será retirado e, em seu lugar, será colocado piso intertravado e calçadas padronizadas. A duração da interdição é de 40 dias.

O projeto prevê ainda dotar a região com parklets (mini praças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento), paraciclos, jardineiras, arborização e nova iluminação com fiação subterrânea. Orçadas em R$ 13 milhões, todas as intervenções têm conclusão prevista para abril de 2020.

Maria Helena Martins, 68, chegou ao bairro quando a avenida Dom Luís ainda era cheia de cajueiros, há mais de 60 anos. Viu o nascer de todos os restaurantes da região. A casa dela, ainda no modelo original, na Frederico Borges, é resistência ao lado de dois restaurantes sofisticados. "A Prefeitura veio para conversar com a gente e explicar tudo que ia acontecer", conta.

Gerente de uma cervejaria, Tiago Facundo diz que o projeto ainda causa dúvida por conta da proibição de estacionamento. "As pessoas precisam chegar até aqui e se não têm onde deixar o carro, fica mais complicado.(...) Pode ser que muitos dos comércios fechem por não ter vagas para estacionar", diz.

Moradora do bairro, Emanuela Souza, 40, acredita que a medida será extremamente benéfica para a região. "Vai ter ciclofaixas. O correto é andar a pé ou usando meio de transporte sustentáveis, como a bicicleta", contrapõe.

"A obra é uma consolidação do polo gastronômico e dá um impulsionamento no mercado que já existe e quer estimular que as pessoas se sintam atraídas a caminharem", informa a titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura, Manuela Nogueira.

Ela explica que serão previstas vagas noturnas de estacionamento ao redor do polo, aproveitando espaços que só são ocupados durante o dia.

A secretária reforça que o processo foi construído em conjunto com comerciantes e moradores. "Queremos dar a possibilidade de crescimento para esse lugar que mostrou ter um potencial para a gastronomia ao longo dos anos", diz.

Durante esta semana, a equipe de articulação da Secretaria Regional II estará na região informando sobre o início das obras, dando suporte com orientações e auxiliando os moradores e comerciantes quanto ao bloqueio que será estabelecido temporariamente no local.

As obras estavam previstas para serem entregues até o fim do ano passado e é financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Problemas com a empresa vencedora da licitação fizeram com que a Prefeitura precisasse abrir novamente o processo para receber novas propostas.

Polo

A região passará a contar, ainda, com intervenções urbanísticas como a instalação de parklets, paraciclos, jardineiras, arborização e nova iluminação, com fiação subterrânea.

O que você achou desse conteúdo?