Logo O POVO+
Ataques de cobra aumentam a partir de julho
CIDADES

Ataques de cobra aumentam a partir de julho

| SAÚDE | Durante três meses, o risco de picadas é maior. Problema atinge, principalmente, agricultores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

O período de julho a setembro no Ceará é o que representa maior risco de ataques de cobra. Em nota oficial, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) divulgou que, nos últimos 12 anos, percebeu-se que 25% dos acidentes deste tipo acontecem nesse intervalo de três meses. Cerca de 78% dos casos ocorreram no interior, sendo que metade das notificações registradas foram dos municípios de Tianguá, Quixadá, Canindé, Crateús e Limoeiro do Norte.

Os ataques por serpentes são mais comuns no Interior do que em Fortaleza, segundo Relrison Dias, assessor técnico do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet). "Depois das chuvas, os agricultores vão realizar a colheita, é neste momento que os acidentes acontecem", explicou. Ele acrescenta que o habitat natural desses animais é localizado nas imediações das plantações. Isso justifica outra estatística, 79% das vítimas são homens - maioria dos trabalhadores no campo. A época também é de acasalamento e reprodução das cobras, de acordo com a Sesa.

Já na Capital os acidentes podem ocorrer em parques ecológicos, terrenos baldios e em lugares próximos a lagoas, apontou Relrison. O cuidado também deve se estender para outros animais peçonhentos, como os escorpiões. Neste ano, até 29 de junho, 4.311 acidentes por animais peçonhentos foram registrados no Ceará, sendo que um deles resultou em óbito.

O Estado registrou por volta de 600 incidentes com serpentes e uma morte até junho. A maioria das ocorrências é com as cobras do grupo Bothrops - jararaca, jararacuçu, urutu, cruzeira, caissaca-, seguido do grupo Crotalus - cascavel. Na Capital, as espécies mais comuns são as jiboias e as cobras-verde.

Relrison Dias recomenda para quem trabalha em áreas de mata ou pensa em fazer trilhas nestas férias, usar o material de proteção individual como luvas de couro e botas de cano longo. O assessor também aconselha que se evite colocar mãos em buracos, folhagens, cupinzeiros e entulhos. Em caso de acidente, deve-se procurar imediatamente atendimento médico para receber o soro, alerta Relrison.

Para se livrar de ocorrências com escorpiões, ele orienta a instalação de tela nos ralos das pias e em todas as janelas; vedação de todos os orifícios das paredes e rodapés nas portas para evitar a entrada dos aracnídeos. Além disso, é recomendável ainda afastar os móveis e toalhas da parede, não deixar a coxa da cama no chão e sacudir os lençóis.

O que você achou desse conteúdo?