PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

68ª Expocrato movimenta o Cariri durante 9 dias

| CARIRI | A festa, popular e tradicional, envolve gerações que se encantam pelos animais, artesanatos e espetáculos

12/07/2019 02:21:42
PROGRAMAÇÃO envolve mais de 50 shows, exposição agropecuária e feira de artesanato
PROGRAMAÇÃO envolve mais de 50 shows, exposição agropecuária e feira de artesanato (Foto: Divulgação)

Shows, feiras de artesanato, leilão de animais, novidades da agropecuária e gastronomia movimentam o Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti durante nove dias no Sul cearense. A 68ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, a Expocrato, conta com mais de 3 mil trabalhadores diretos e aguarda 500 mil visitantes a partir deste sábado, 13.

Popular e tradicional, a festa extrapola os muros. O empresário Gilvanio Pinheiro conta que, com ao menos dois meses de antecedência, toda a região se envolve de alguma forma com o evento. "A região vive uma atmosfera diferente. Todo mundo acaba querendo viver e ver um pouco de tudo."

No período, o município registra grande movimento de turistas. Segundo o diretor do Departamento de Trânsito do Crato, Daniel Aquino, a frota de veículos (52 mil carros) quadruplica durante o evento.

Irene Macedo conta que a Exposição Agropecuária do Crato, como já foi chamada, marcou sua infância e juventude. "O que mais se destacava era a exposição de animais e parques de diversões, na época não existia tantos shows", lembra. Dona de um restaurante no Crato, ela conta que, desde a última semana de junho, "o Cariri já tem clima de férias, a cidade se embelezando e os comerciantes abastecendo as lojas".

Há 75 anos, o evento anual também é esperado por agricultores, pecuaristas, artesãos e empresários. A grande infraestrutura atrai ainda turistas e moradores das cidades vizinhas, gerando oportunidades de emprego e renda para os caririenses.

Para Irene, a semana da Expocrato é "o dezembro do Cariri": o aquecimento da economia é percebido em todos os segmentos. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato, a exposição impulsiona o segmento de moda em 7%, mesmo com a recessão econômica no País. "Quando recortamos o segmento de serviços, como bares e restaurantes, esse dado aumenta consideravelmente, devido ao grande número de visitantes", analisa José Alves Lobo, presidente da entidade.

 

SERViÇO

68ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados

Quando: de 13 a 21 de julho 

Onde: Parque de Exposições Felício Cavalcanti, Crato

Quanto: A entrada para shows musicais custam de R$ 70 (arena / inteira) a R$ 500 (camarote do rei) 

Ingressos: www.bilheteriavirtual.com

Informações: (85) 3033-1010 ou www.festivalexpocrato.com.br/

 

MARCELA TOSI