Logo O POVO+
Demolição de prédio deve ser concluída na quarta-feira
CIDADES

Demolição de prédio deve ser concluída na quarta-feira

Ontem, foi o terceiro dias de obras no local. Resta apenas um pavimento para ser demolido. Moradores não poderão reaver pertences
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PRÉDIO, ONTEM, em fase final de demolição. Fotógrafo do O POVO não teve acesso ao local  (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
Foto: Divulgação/Defesa Civil PRÉDIO, ONTEM, em fase final de demolição. Fotógrafo do O POVO não teve acesso ao local

Ontem, foi o terceiro dia dos trabalho de demolição do prédio de quatro andares que desabou parcialmente no bairro Maraponga no dia 1º de junho. O processo começou na sexta-feira, 28, atendendo ordem judicial emitida em 17 de junho. De acordo com o engenheiro responsável pela operação, Wetter Lino, resta apenas um pavimento para ser demolido, assim como a caixa d'água do prédio. Também é preciso ainda remover os escombros do local. A expectativa dele é de que os trabalhos terminem na quarta-feira, 3.

Segundo o engenheiro, o processo é bastante difícil e demanda bastante cuidado. Destroços podem arrebentar paras as casas vizinhas, localizadas muro a muro com o edifício. A demolição é feita com o auxílio de uma retroescavadeira. As obras ocorrem de 7 até as 17 horas. Wetter ainda afirma que estudo vai ser contratado para analisar a posição dos pilares e elaborar laudo técnico para explicar o motivo do desabamento.

Os moradores, que tiveram de deixar todos os bens em suas residências antes do desabamento, não puderam entrar na área interditada para reavê-los, por razões de segurança.

Roberto Patriolino, que morava no quarto andar do edifício, diz que a ideia que foi apresentada pelos proprietários do imóvel e pelos advogados aludia a uma demolição feita com intuito de resgatar o máximo possível dos pertences de cada morador. "O sentimento é de angústia. Perder as coisas dessa forma...", lamentou ele, que acompanhava os trabalhos na manhã da última segunda-feira, 1º.

"É algo difícil de as pessoas entenderem, mas eu sou o responsável e tive que definir dessa forma", afirmou Wetter. Após o término da demolição, a Defesa Civil vai vistoriar todas as casas que haviam sido interditadas ao redor do prédio. Se não for constatado risco, os moradores das residências poderão voltar a morar no local. Quinze casas foram interditadas pela Defesa Civil. Além disso, 40 residências do entorno serão inspecionadas pelo órgão, com o intuito de verificar se a demolição afetou a estrutura dos imóveis. Caso verifique-se danos, o proprietário do empreendimento derrubado será notificado.

(Com informações da repórter Germana Pinheiro)

 

OBRA

O edifício Benedito Cunha construído no número 86 da travessa Campo Grande foi erguido há sete anos sem licenças dos órgãos competentes

Relembre o caso

O desabamento parcial do edifício Benedito Cunha ocorreu em 1º de junho. Os pilares do prédio entraram em falência, conforme Wetter Lino. Moradores relataram que ouviram barulhos e saíram correndo. Não houve tempo de tirar praticamente nada. Em questão de minutos após o barulho, o prédio veio abaixo. O primeiro andar foi completamente esmagado, assim como veículos que se encontravam no estacionamento. O edifício ainda ficou inclinado 15 graus.

Os moradores do prédio já haviam notado que a estrutura parecia torta. Além disso, notaram rachaduras nos prédios. Laudo emitido por um engenheiro dois dias antes da queda apontava não haver "qualquer indício de colapso estrutural, total ou parcial".

A Defesa Civil também havia ido ao local, após insistência dos moradores com o dono do prédio. Foi constatado declive de uma das colunas e abertura no final do muro de 1,5 centímetros, mas o edifício não foi interditada.

Ao todo, 16 famílias moravam no prédio. Eles entraram com ação na Justiça exigindo reparação por danos morais e materiais. A 7ª Vara da Fazenda Pública concedeu, em 6 de junho, liminar que bloqueou todos os bens dos proprietários do prédio. O processo ainda tramita na Justiça. Ontem, contestação foi juntada aos autos do processo.

O que você achou desse conteúdo?