Logo O POVO+
Excedente da Ceasa irá alimentar mais de 10 mil crianças
CIDADES

Excedente da Ceasa irá alimentar mais de 10 mil crianças

| MAIS NUTRIÇÃO | Frutas, verduras e legumes doados por permissionários serão processados em fábricas de sopa e polpa ou entregues in natura. Vinte entidades serão beneficiadas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

Com fábrica pioneira no Nordeste, o Programa Mais Nutrição, lançado ontem, na sede da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), em Maracanaú, deve usar frutas, verduras e legumes, que seriam jogados no lixo, para a produção de sopas e polpas. Com acompanhamento de nutricionistas, a iniciativa pretende evitar o desperdício de alimentos e oferecer refeições com qualidade nutricional. Na primeira fase, serão beneficiados 10.368 crianças e adolescentes de entidades em três cidades: além de Maracanaú, o projeto chega a Fortaleza e a Caucaia.

Durante a inauguração da fábrica, ontem, o governador Camilo Santana assinou a liberação de R$ 1,4 milhão do Tesouro Estadual para obras de ampliação da Ceasa. Segundo o gestor, o programa Mais Nutrição seja ampliado de modo a atender todas as regiões do Ceará."Tivemos um encontro com o terceiro setor e vimos a necessidade e o desejo das entidades de ter um programa voltado para a nutrição. Isso foi o que primeiro nos moveu para que hoje estivéssemos aqui", afirma a primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

Inicialmente, 20 instituições serão contempladas. Elas foram escolhidas por atenderem a uma estrutura mínima para o condicionamento e manipulação dos alimentos. A previsão é que, até 2020, o programa seja ampliado e atenda todas as 91 instituições que foram selecionadas pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Onélia Santana realizou uma visita à experiência semelhante realizada pela Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas). Segundo a primeira-dama, equipes do programa devem treinar os funcionários do Ceará. A ideia, segundo o governador Camilo Santana, é de que o projeto seja estendido para todas as regiões do Ceará. O gestor não quis antecipar as propostas de ampliação.

Maximiliano Quintino, presidente da Ceasa afirma que a criação da fábrica trata-se de um momento extremamente satisfatório. "Nessa gestão da Ceasa, o que determinou foi tentar buscar formas sustentáveis de gerir. Saber que crianças vão se alimentar e, algumas vezes, ser a única refeição que eles terão no dia, é extremamente gratificante fazer parte disso", conta. A Ceasa possui 1.296 permissionários.

O padre José Dantas, presidente do projeto Amo Cuidar acredita que a inclusão da entidade no programa é mais um passo para que seja possível "ensinar a pescar" aos jovens. O projeto atua no bairro Barroso, oferecendo 15 oficinas, como futsal, vôlei, karatê, judô, balé. "Fazer parte desse projeto vai significar que vamos nos focar em outras atividades, usar os recursos para ampliar, por exemplo, os serviços prestados", comemora.

A Associação de Inclusão Social dos Moradores do Pau Serrado, no bairro Luzardo Viana, em Caucaia, atende a 120 crianças e adolescentes com atividades esportivas. A inclusão da entidade como escolhida para receber os alimentos vai possibilitar, segundo o coordenador José de Souza Matos, conhecido como José Pezinho, que o recurso utilizado na alimentação seja, em parte, usado para realizar outra atividade esportiva ou aumentar o número de jovens beneficiados.

COMO IRÁ FUNCIONAR

Banco de Alimentos In Natura

Ao aproveitar alimentos que seriam desperdiçados ao longo da cadeia produtiva, por questões meramente estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e com suas características nutricionais preservadas, não oferendo nenhum risco, desde que devidamente selecionados e manipulados com higiene. As triagens serão diárias, realizadas por transporte e coletores do programa que buscarão os insumos junto aos permissionários/lojistas da Ceasa. Após a coleta, os produtos serão selecionados, higienizados e seguirão o fluxo para distribuição as organizações credenciadas.

Fábrica de Polpa de Frutas

Constitui-se em um dos elementos para tornar o programa como referência, pois é uma experiência piloto no país. A fábrica terá um fluxo sistemático de produção de polpas (abacaxi, goiaba, maracujá, manga, dentre outras), que vai desde o processo seletivo das frutas mais maduras e que não podem aguardar pela doação in natura, seguindo o processo de higienização em equipamentos modernos que propiciam o descascamento e corte, o despolpamento, acondicionamento, congelamento, armazenamento e a própria distribuição às entidades.

Fábrica de Produtos Desidratados

Possibilitará a desidratação de legumes, mantendo o teor nutricional dos alimentos e garantindo a proteína, carboidrato e micronutrientes do Mix de Legumes (mandioca, cenoura, batata, abóbora, beterraba). A fabricação contará com a doação sistemática do Grupo M Dias Branco, que mensalmente enviará 600kg de macarrão. Após produção, o mix terá ampla capacidade de atendimento, por ser de fácil e rápido preparo (1 Kg de sopa prepara 40 porções) e de prazo estendido de validade para consumo (até um ano).

O que você achou desse conteúdo?