Logo O POVO+
CGU encontra irregularidades em todas as adutoras fiscalizadas no Ceará
CIDADES

CGU encontra irregularidades em todas as adutoras fiscalizadas no Ceará

Relatório de fiscalização apontou "falhas grosseiras" em obras de nove adutoras de emergência construídas entre 2014 e 2015. Cogerh culpa empresas e diz que estuda levar o caso à Justiça
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CAIXA DE PASSAGEM destruída e sem ventosa, em Maranguape: situação se repetia em diversos trechos das adutoras inspecionadas (Foto: Ascom / AGU)
Foto: Ascom / AGU CAIXA DE PASSAGEM destruída e sem ventosa, em Maranguape: situação se repetia em diversos trechos das adutoras inspecionadas

Relatório recém-publicado pela Controladoria Geral da União (CGU) aponta prejuízos de até R$ 113,7 milhões em adutoras de montagem rápida construídas no Ceará entre 2014 e 2015. Em inspeção realizada no final do ano passado, equipe técnica do órgão apontou "falhas grosseiras e graves" na construção de todos os nove equipamentos vistoriados no Interior do Estado.

Construídas em caráter de emergência e com dispensa de licitação, as adutoras buscavam levar acesso rápido de água a municípios em risco de colapso no abastecimento. O relatório aponta, no entanto, que todas as estruturas inspecionadas funcionavam "precariamente", com três delas — Canindé, Crateús e Quiterianópolis — estando sem qualquer operação.

Segundo a CGU, o prejuízo ocorreu com erro na montagem dos tubos, que foram posicionados diretamente sobre o solo, sem suportes de concreto adequados. "Isso levou a uma redução significativa da vida útil do equipamento, estimada em dez anos". Além disso, a tubulação não possuía proteção interna contra corrosão, apesar de isto estar previsto no termo de referência do edital de licitação.

Segundo o órgão, o prejuízo ficou maior pois a obra foi realizada com aço especial "Corten", feito com elementos com propriedades anticorrosivas. Muito mais caro que o aço comum, o material diferenciado foi usado sob a justificativa de que seria mais duradouro e poderia ser reutilizado no futuro. Três anos depois das obras, boa parte do material já estaria inutilizável.

O órgão destaca que a montagem contrariou "preceitos básicos" do manuseio de equipamentos do tipo. "O assentamento de tubo em aço Corten diretamente sobre o solo é expressamente vedado pelos fabricantes, tendo em vista que ocasionará expressiva redução da vida útil", diz. "A instalação deve ser aérea, sobre suporte estável, com altura mínima do solo de 150mm²".

O relatório da CGU possui extenso material documental e fotográfico demonstrando o desgaste das tubulações. Em vários trechos, as adutoras possuem fortes vazamentos de água e várias estruturas em avançado estágio de corrosão. Em outros, a tubulação mais cara, adquirida com o argumento de que seria mais duradoura, já teve de ser substituída.

Relatório aponta ainda problemas como a falta de construção ou construção inadequada de caixas de passagem, tubulação em áreas alagadas, entre outros. "As evidências coletadas mostram que os responsáveis técnicos pela elaboração do projeto básico/termo de referência de aquisição dos tubos têm grande parcela de contribuição para os problemas apontados", diz.

"Não se pode afastar, no entanto, a responsabilidade dos agentes públicos da Cogerh à época, que aprovaram o projeto básico/termo de referência (...) nem se pode desconsiderar de todo a parcela de responsabilidade das empresas contratadas para execução das obras de montagem das adutoras. Salvo se expuseram de maneira expressa e formal o erro de se assentar a tubulação diretamente sobre o solo", conclui o relatório.

As obras foram coordenadas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Ceará, com verba do Ministério da Integração Nacional, ainda na gestão Dilma Rousseff (PT). No relatório, a CGU pede que o Ministério do Desenvolvimento Regional — pasta "sucessora" da Integração Nacional — leve em conta o prejuízo nas prestações de contas do contrato.

SUSPEITA

A investigação da Controladoria Geral da União que apontou falhas na instalação das adutoras foi feita a partir de provocação do Ministério Público Federal no Ceará.

O que você achou desse conteúdo?