Logo O POVO+
Exporecicla incentiva logística reversa
CIDADES

Exporecicla incentiva logística reversa

Evento
Edição Impressa
Tipo Notícia

O Ceará recicla 200 mil toneladas de resíduos por ano. Isso inclui materiais como vidro, plástico, papel, papelão, isopor, gesso, pneus além de resíduos da construção civil. "O processo injeta R$ 400 milhões por ano. E deixa de injetar mais R$200 milhões por não termos os resíduos porque vão para o lixão, para o aterro sanitário", destaca Marcos Albuquerque, diretor do Sindiverde e coordenador do Exporecicla.

Na 9ª edição, a feira visa incentivar a cadeia produtiva da reciclagem. "A feira tem dois grandes objetivos. O primeiro é desenvolver o setor de reciclagem no Ceará trazendo tecnologias, empresas e sistemas novos. O segundo é orientar e educar a população a respeito da educação ambiental e da economia circular, que é o reaproveitamento dos resíduos antes de ir para a reciclagem".

Ele detalha que o processo ideal prevê que o resíduo saia das residências coletado pelo caminhão ou catador; vá para a cooperativa, onde é utilizado pelos artesãos. O que sobra, segundo Marcos, é reciclado e transformado em produtos acabados.

Primeiro jornal produzido com papel de origem sustentável, O POVO apresenta no evento, que segue até amanhã, a exposição Entre as Folhas do Jornal. A exposição mostra a cobertura de temas como consumo consciente e convivência com o Semiárido.

Em 2018, O POVO conquistou o selo verde do Programa de Reconhecimento de Sistemas de Certificação Florestal, que identifica empresas que promovem o uso sustentável das florestas.

O que você achou desse conteúdo?