Logo O POVO+
Hemoce lança nova campanha em dia mundial do doador
CIDADES

Hemoce lança nova campanha em dia mundial do doador

| Doação de sangue | A partir da atitude solidária, o Hemoce mantém os estoques regulares para atender as necessidades transfusionais dos pacientes no Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Josimar Oliveira Amaral, 24, doa sangue há três anos no Hemoce (Foto: Ismia Kariny)
Foto: Ismia Kariny Josimar Oliveira Amaral, 24, doa sangue há três anos no Hemoce

Na busca de aumentar o número de doações para manter os estoques de bolsa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) regulares, o órgão inicia hoje, no Dia Mundial do Doador de Sangue, a campanha "Você é a peça que falta na vida de alguém". Segundo a coordenadora de captação de doadores, Nágela Lima, a média de doação é de 300 bolsas por dia, e a participação da sociedade é fundamental para que esse número continue regular.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil está dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de pelo menos 1% da população doadora. Atualmente, cerca de 1,6% da população doa sangue, o equivalente a 16 a cada mil habitantes. Ainda assim, o Ministério da Saúde trabalha para aumentar esse percentual. No Ceará, em 2017, o número de coletas foi de 112.472.

Entre as razões que impedem o crescimento dos voluntários, de acordo com Nágela, é possível citar o desconhecimento da população acerca do procedimento realizado durante a coleta. Assim como o medo da agulha, e mitos como aumento ou redução de peso devido à retirada do sangue. O que deve ser levado em conta ao decidir o voluntariado é a consciência e responsabilidade social. "O sangue só se obtém através da disponibilidade das pessoas, que ajudam a salvar vidas através da doação", declara.

Foi com esse pensamento que há três anos Josimar Oliveira Amaral, 24, fez sua primeira doação. O rapaz retorna ao hemocentro com frequência. "Eu acredito que a gente deve pensar no próximo, e é isso que me motiva a doar", explica.

A programação da campanha de doação no Ceará contará com peça teatral, organizada pelos estagiários do setor de serviço social, com o propósito de destacar a importância da doação regular. Durante o evento, o público também terá acesso a serviços de ginástica laboral, maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelha, massagem e corte de cabelo. Para chamar a atenção da sociedade para a doação, o Hemoce e outros órgãos públicos, como o VaptVupt, estarão iluminando suas fachadas em alusão ao Junho Vermelho, campanha nacional organizada pelo Movimento Eu Dou Sangue.

SERVIÇO

Lançamento da Campanha do
Dia Mundial do Doador de Sangue

Quando: hoje, 14, às 9 horas

Onde: Hemoce (av. José Bastos, 3390)

O que é preciso para doar

Estar saudável

Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Pesar acima de 50 kg

Ter entre 16 e 69 anos

Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento

Os candidatos com 16 e 17 anos devem apresentar também o termo de consentimento disponibilizado no site do Hemoce

O limite de idade para a primeira doação é de 60 (sessenta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias

O que você achou desse conteúdo?