PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Hemoce lança nova campanha em dia mundial do doador

| Doação de sangue | A partir da atitude solidária, o Hemoce mantém os estoques regulares para atender as necessidades transfusionais dos pacientes no Ceará

14/06/2019 01:31:23
Josimar Oliveira Amaral, 24, doa sangue há três anos no Hemoce
Josimar Oliveira Amaral, 24, doa sangue há três anos no Hemoce (Foto: Ismia Kariny)

Na busca de aumentar o número de doações para manter os estoques de bolsa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) regulares, o órgão inicia hoje, no Dia Mundial do Doador de Sangue, a campanha "Você é a peça que falta na vida de alguém". Segundo a coordenadora de captação de doadores, Nágela Lima, a média de doação é de 300 bolsas por dia, e a participação da sociedade é fundamental para que esse número continue regular.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil está dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de pelo menos 1% da população doadora. Atualmente, cerca de 1,6% da população doa sangue, o equivalente a 16 a cada mil habitantes. Ainda assim, o Ministério da Saúde trabalha para aumentar esse percentual. No Ceará, em 2017, o número de coletas foi de 112.472.

Entre as razões que impedem o crescimento dos voluntários, de acordo com Nágela, é possível citar o desconhecimento da população acerca do procedimento realizado durante a coleta. Assim como o medo da agulha, e mitos como aumento ou redução de peso devido à retirada do sangue. O que deve ser levado em conta ao decidir o voluntariado é a consciência e responsabilidade social. "O sangue só se obtém através da disponibilidade das pessoas, que ajudam a salvar vidas através da doação", declara.

Foi com esse pensamento que há três anos Josimar Oliveira Amaral, 24, fez sua primeira doação. O rapaz retorna ao hemocentro com frequência. "Eu acredito que a gente deve pensar no próximo, e é isso que me motiva a doar", explica.

A programação da campanha de doação no Ceará contará com peça teatral, organizada pelos estagiários do setor de serviço social, com o propósito de destacar a importância da doação regular. Durante o evento, o público também terá acesso a serviços de ginástica laboral, maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelha, massagem e corte de cabelo. Para chamar a atenção da sociedade para a doação, o Hemoce e outros órgãos públicos, como o VaptVupt, estarão iluminando suas fachadas em alusão ao Junho Vermelho, campanha nacional organizada pelo Movimento Eu Dou Sangue.

SERVIÇO

Lançamento da Campanha do
Dia Mundial do Doador de Sangue

Quando: hoje, 14, às 9 horas

Onde: Hemoce (av. José Bastos, 3390)

O que é preciso para doar

Estar saudável

Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Pesar acima de 50 kg

Ter entre 16 e 69 anos

Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento

Os candidatos com 16 e 17 anos devem apresentar também o termo de consentimento disponibilizado no site do Hemoce

O limite de idade para a primeira doação é de 60 (sessenta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias

ISMIA KARINY