PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Manhã de comemorações no Parque Estadual do Cocó

Com realização de corrida e entrega de comenda, o espaço celebrou ontem dois anos da regulamentação da unidade de conservação

10/06/2019 05:25:02
Durante a solenidade, o jornalista Demitri Túlio - do O POVO - recebeu a comenda Amigo do Cocó
Durante a solenidade, o jornalista Demitri Túlio - do O POVO - recebeu a comenda Amigo do Cocó (Foto: ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO)

Na manhã deste domingo, 9, a movimentação pelo Parque Estadual do Cocó foi maior do que de costume. Por lá, aconteceu a celebração de dois anos de regulamentação do espaço. O primeiro momento aconteceu logo no início da manhã, às 6h30min, quando foi dada a largada para a da 2ª Corrida do Cocó. A competição teve percursos aproximados de 2Km e 5Km em torno do Parque.

Na sequência, com o fim da corrida, a solenidade de entrega da Comenda Amigo do Cocó homenageou sete personalidades, entre elas, o jornalista do O POVO Demitri Túlio; o educador e golfista, Antenor Naspolini; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Viriato Saboya; o empresário e presidente do Sistema Fecomércio/CE, Maurício Cavalcante Filizola; o diretor-presidente da Cagece, Neurisângelo Cavalcante Freitas; o secretário-executivo de Cidades do Governo do Estado, Paulo Henrique Elery Lustosa da Costa e o superintendente da Sohidra, Yuri Castro de Oliveira.

"O que mais quero que é que as pessoas compreendam que estamos dentro de uma cadeia alimentar e precisamos conservar e respeitar isso. Também é lugar dos animais. É a maior floresta urbana que temos aqui e ela troca serviço gratuito com a gente", pontua Demitri.

A manhã de atividades também foi marcada pela inauguração do Cantinho da Leitura e Cantinho dos Cães. Moradora de Maracanaú, Kelly Meire foi acompanhada de cerca de 20 amigos para participar das ações do dia. "A gente se organizou para vir principalmente para a corrida, mas também estamos montando um piquenique por aqui para aproveitar", celebra a estudante. Luciana Freitas, autônoma, levou a filha de três anos para aproveitar as programações infantis. "Nós duas sempre estamos por aqui. Minha filha pede para vir, ela adora e é muito seguro e tranquilo", conta a cearense. 

De dois anos para cá, após a regulamentação da unidade de conservação, o espaço vem se adaptando para abraçar os mais diversos públicos da Cidade. Conforme pontua Paulo Lira, gestor do Parque Estadual do Cocó, o registro de visitação foi encerrado em 2018 com cerca de 233 mil visitantes por ano. Em 2015, o número não passava de 17 mil.

Para Paulo, o projeto "Viva o Parque" puxa a lista dos maiores atrativos do lugar, com programações aos domingos para crianças, jovens e idosos, tendo contação de histórias, dança de salão, zumba e exercícios aeróbicos na agenda. Também aos sábados, domingos e feriados é possível praticar esportes em algumas áreas, bem como as trilhas durante todos os dias da semana.

"O Parque do Cocó é de todos. Passada essa época de chuvas, estamos revitalizando as trilhas. Na próxima semana, vai estar tudo pronto para que as pessoas façam um ótimo percurso. Também estamos revitalizando as quadras de vôlei e futsal. Já inauguramos o mini campo de golfe, sendo o primeiro lugar do Nordeste a ter um espaço assim de forma pública", explica o gestor.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

Fique por dentro!

Programação atual:

>Trilha: todos os dias da semana,
das 5h30min às 17h

> Projeto Viva o Parque: aos domingos, das 7h às 12h, com programações voltadas ao público infantil, jovens e idosos)

> Prática de esportes radicais: aos sábados, domingos e feriados

Inaugurou ontem:

> Cantinho da Leitura: espaço voltado para o público que gosta de ler no parque, disponibilizando lugares cobertos para sentar

> Cantinho dos Cães: playground para pets

> Espaço com mobiliário feito a partir da reutilização de pallets

Próximos atrativos

> Areninha: espaço para prática que esportes com inauguração até Setembro deste ano)

> Livraria Café do Cocó: ainda sem
data confirmada

Parque Estadual do Cocó

Onde: Avenida Padre Antônio Tomás,
s/n - Cocó

Bárbara Bezerra