Logo O POVO+
Pequenas mudanças podem representar resultados importantes no desempenho
CIDADES

Pequenas mudanças podem representar resultados importantes no desempenho

|Educação| Nove escolas municipais do Ceará se destacam e levam os primeiros lugares. Mudanças simples transformam realidades no Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ESCOLAS que se destacaram nO Spaece receberam ontem, no Centro de Eventos, o reconhecimento do Governo Estadual (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo ESCOLAS que se destacaram nO Spaece receberam ontem, no Centro de Eventos, o reconhecimento do Governo Estadual

As mudanças para atingir a resultados satisfatórios são muito simples: incluir aulas de campo, a matemática como parte do cotidiano, roda de conversas sobre leituras. Entre as 337 escolas públicas do Estado a receberem o Prêmio Escola Nota Dez na manhã de ontem, no Centro de Eventos, nove delas se destacaram pelo bom desempenho nas linguagem de português e matemática e conquistaram os primeiro, segundo e terceiro lugares, nas séries do 2o, 5o e 9o anos.

As transformações começaram em 2007, quando a Secretaria da Educação dividiu em 20 regionais de educação todos os municípios cearenses. De acordo com Márcio Brito, secretário-executivo da Educação do Estado, cada regional passou a acompanhar e orientar as cidades, no sentido de fortalecer o ensino e garantir a aprendizagem. "As áreas prioritárias de atenção são a formação de professores, material estruturado para aluno, acerto de literaturas. Tudo isso acontece com recursos do tesouro estadual", explica.

 O investimento tem dado resultados. Coordenador da Escola de Ensino Fundamental Raimundo Nonato de Sena, em Quixeré, a 201,8 quilômetros da Capital, Claudiano Santiago conta que, após a elaboração de aulas de campo, a criação de uma pista de skate e de uma quadra poliesportiva, o desempenho dos estudantes aumentou significativamente. "Atingimos, esse ano, o nível adequado nas três séries avaliadas", orgulha-se.

Da cidade de Martinópole, a Escola Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho figurava entre as últimas posições no último levantamento. Após aulas de reforço e de campo, subiu para a 8ª posição. O que deixa a estudante do 1º ano, Naiana Sampaio, 15, muito orgulhosa. "Entendemos que a educação é uma forma de mudança de realidade", avalia.

A Escola de Ensino Fundamental José Carneiro, em Quixeramobim, no Sertão Central, recebeu uma premiação especial porque ficou em primeiro lugar no desempenho do Spaece, na avaliação do 2º ano do ensino fundamental. O diretor Marcelo Pedrosa avalia que o resultado é fruto de uma diretriz pedagógica voltada para despertar o interesse dos estudantes. Em matemática, por exemplo, sementes ajudam nas aulas de operações básicas e as áreas da agricultura introduzem noções de geometria. "Fazemos sempre aulas de campo, grupos de leitura e tem rendido um bom desempenho", avalia.

Primeiros lugares

No 9º ano do Ensino Fundamental

3º lugar - Pedra Branca

EEIF José Mendes da Silva

2º lugar - Pires Ferreira

EEF Maria Madalena Lira Passos

1º lugar - Pires Ferreira

EEF Francisco de Sousa Paiva

5º ano do Ensino Fundamental

3º lugar - Pedra Branca

EEIF José Araújo Chaves

2º lugar - Alcântaras

EEF Eraldo Amador da Silva

1º lugar - Pedra Branca

EEIF Cícero Barbosa Maciel

2º ano do Ensino Fundamental

3º lugar - Pedra Branca

EEIF José Mendes da Silva

2º lugar

Ipaporanga

EEF José Domingos de Morais

1º lugar - Quixeramobim

EEF José Carneiro

O que você achou desse conteúdo?