Logo O POVO+
Juizado móvel registrou mais de 800 acordos em 2019
CIDADES

Juizado móvel registrou mais de 800 acordos em 2019

Agilidade
Edição Impressa
Tipo Notícia

Responsável por intermediar negociações em acidentes de trânsito sem vítimas, na Capital, o Juizado Móvel do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) registrou 4.579 processos, em 2018, dos quais 3.270 resultaram em acordo. Neste ano, até o último dia 21 de maio, foram ingressados 1.273 processos, dos quais 878 chegaram a um acordo. Atualmente, 1.479 processos estão tramitando na Unidade.

Com quatro viaturas atuando na Capital, durante 24h por dia, todos os dias da semana. Cada equipe é formada por um conciliador, um oficial de Justiça, um policial e um motorista, o serviço pode ser acionado pelo Juizado Móvel através dos números 98778-2161/2162/2163/2164, informando o local da ocorrência.

Em 2018, o advogado Alysson Medeiros, anos, teve o carro atingido na traseira por outro veículo enquanto estava parado em um semáforo no bairro Edson Queiroz. Ele lembra que a responsável queria solicitar perícia e o Juizado Móvel, mas ele conseguiu agilizar o conflito.

"Se você já reconhece que é a responsável e não há dúvidas porque você bateu atrás do meu carro, então vamos chamar somente o juizado", lembra Alysson. "Foi algo muito tranquilo. Eles (Juizado Móvel) rapidamente explicaram o procedimento, prestaram a assistência, reduziram aquilo a termo, explicando o que a gente tinha acordado", avalia.

Quando não há acordo no local, é marcada uma audiência no 10º Juizado Especial. Não havendo consenso novamente, as partes apresentam suas provas numa audiência de instrução e julgamento.

 

O que você achou desse conteúdo?