Logo O POVO+
Venezuelanos estão provisoriamente em centro para idosos
CIDADES

Venezuelanos estão provisoriamente em centro para idosos

| Fortaleza | Famílias de imigrantes estavam vivendo em situação precária no Centro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
VENEZUELANOS: entidades se reuniram com a vice-governadora Izolda Cela na última quarta para discutir alternativas    (Foto: Tatiana Fortes)
Foto: Tatiana Fortes VENEZUELANOS: entidades se reuniram com a vice-governadora Izolda Cela na última quarta para discutir alternativas

Parte dos 90 imigrantes venezuelanos que chegaram a Fortaleza no último dia 16 foi transferida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos para um centro de atendimento a idosos. Por volta das 20 horas da quarta-feira, 22, 38 venezuelanos chegaram ao novo local de estadia temporária: o Centro-Dia de Referência para Pessoas Idosas, localizado na Barra do Ceará.

Viviane Mendes, coordenadora do Centro-Dia, assegura que as famílias "estão felizes, tendo a dignidade resgatada". Ela foi entrevistada para o programa O POVO no Rádio, desta quinta-feira, na rádio O POVO CBN. No equipamento, eles recebem alimentação e quartos até que a Prefeitura os encaminhe para um abrigo definitivo. Estabelecidos no primeiro andar do Centro-Dia, os imigrantes aguardam pelo cadastro por meio do qual poderão ser contemplados por serviços assistenciais.

Segundo a coordenadora do Centro-Dia, dos 38 que chegaram na noite desta quarta-feira, oito foram para Bélem, buscar parentes que ficaram na capital paraense. Apesar da disposição em acolher as famílias, Viviane pondera que trata-se de uma situação "indescritível". "São pessoas que estão fugindo de uma realidade complicada no seu país, mas a gente não tem esse suporte no Brasil para atendê-los", explica. "Se a gente for analisar, a gente tem também no nosso País situações muito parecidas."

Inaugurado em janeiro de 2018, o centro é um espaço municipal destinado ao atendimento e convivência de idosos em situações de vulnerabilidade. Lá, cerca de 60 pessoas idosas de ambos os sexos são atendidas diariamente por meio de serviços de cuidados cotidiano. (Colaborou Germana Pinheiro)

O que você achou desse conteúdo?