PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Vetmóvel já castrou mais de 3 mil cães e gatos

| Em um ano | Serviço, itinerante e gratuito, está no Parque Dois Irmãos

22/05/2019 01:40:17
FORTALEZA,CE,BRASIL,20.05.2019: Animais recebem anestesia para a castração. Vetmóvel, unidade móvel veterinária da Prefeitura de Fortaleza, realiza ação voltada para ONG's de animais na escola Municipal Abdenego de Rocha Lima, no bairro Parque Dois Irmãos. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO)
FORTALEZA,CE,BRASIL,20.05.2019: Animais recebem anestesia para a castração. Vetmóvel, unidade móvel veterinária da Prefeitura de Fortaleza, realiza ação voltada para ONG's de animais na escola Municipal Abdenego de Rocha Lima, no bairro Parque Dois Irmãos. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO) (Foto: Tatiana Fortes)

A completar um ano no próximo 2 de junho, o equipamento itinerante de serviços veterinários da Prefeitura de Fortaleza, o Vetmóvel, realizou 3.189 castrações em cães e gatos na capital até o último dia 17. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há 428 mil animais com tutores na cidade e cerca de 60 mil vivendo em situação de abandono. Esta semana, o atendimento veterinário ocorre no bairro Parque Dois Irmãos.

Até sexta-feira, 24, o equipamento itinerante distribui 40 fichas diárias para consultas e vacinas no estacionamento da Escola Municipal Abdenago da Rocha Lima. Para vacinação não há limite de atendimento. Além disso, o serviço tem testes rápidos para leishmaniose visceral.

No entanto, para a castração o tutor do bicho deve seguir uma série de requisitos. Excepcionalmente, nesse período, a assistência cirúrgica abarca apenas os animais dos abrigos Dona Estela e Maria. A expectativa é esterilizar 11 cadelas, um cachorro, 36 gatas e 56 gatos.

O Vetmóvel dispõe de seis veterinários, sendo um deles voluntário e o outro gerente do equipamento; 10 estagiários auxiliares; estudantes das instituições de ensino superior, como a Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene), Unifametro e Universidade de Fortaleza (Unifor), e auxiliares dos cuidadores, que vão aos locais para dar suporte nas etapas dos atendimentos, principalmente, aos pré e pós-cirúrgico.

"O animal não pode estar no cio, amamentando, gripado ou doente para ser castrado. O animal não pode vir direto para castrar. Ele deve ser agendado", explica Toinha Rocha, coordenadora especial de proteção e bem-estar animal do município. Para realizar a castração dos animais, o tutor precisa ir à Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa). Além disso, portar dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e NIS.

Clique na imagem para abrir a galeria

Serviço

VetMóvel no bairro Parque Dois Irmãos

Período: de 20 a 24 de maio de 2019.

Local: Estacionamento da Escola Municipal Abdenago de Rocha Lima.

Endereço: Rua 114, Conjunto Tupã Mirim - bairro Parque Dois Irmãos.

Horário: de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Coepa

Av. Pontes Vieira, 2391

Dionísio Torres

Telefone: 85 32723356

Ítalo Cosme