Logo O POVO+
Bate-pronto: Uma década e meia perdida no combate à pobreza
CIDADES

Bate-pronto: Uma década e meia perdida no combate à pobreza

Edição Impressa
Tipo Notícia

A seguir entrevista da Agência Nossa com Marcelo Neri, especialista em combate à pobreza do País, que defende que é preciso privilegiar a igualdade de oportunidades para os pobres e para as novas gerações.


Agência Nossa: Já tínhamos cumprido a meta do milênio em 2015. Nadamos e morremos na praia?


Marcelo Neri: De 1990 a 2015 reduzimos a pobreza em 75%, superando a meta do milênio que era então reduzir a pobreza à metade em 25 anos. Ou seja, depois de dobrar a meta do milênio, teríamos uma década e meia perdida em termos de combate à pobreza.


AN: Existe uma polarização da renda brasileira?


Marcelo Neri: A distribuição de renda passa a ficar mais parecida com o formato do Pão de Açúcar, duas corcovas com um fosso no meio. Mas não é só renda ou riqueza, o pior é a fragmentação das ideias e a repulsa, lado a lado.


AN: Quais seriam alternativas de combate à pobreza que o governo Bolsonaro poderia adotar?


Marcelo Neri: É preciso privilegiar a igualdade de oportunidades para os pobres e para as novas gerações. Uma reforma da previdência bem desenhada é capaz de fazer isso, a agenda de educação de qualidade incluindo educação financeira e em particular aspectos produtivos na base também. Empreendedorismo e regularização fundiária urbana também são agendas portadoras de futuro para quem ficou parado no século passado.

O que você achou desse conteúdo?