Logo O POVO+
Obras no viaduto do Makro começam neste mês; entrega será em um ano
CIDADES

Obras no viaduto do Makro começam neste mês; entrega será em um ano

| Mobilidade | Não serão feitos bloqueios totais, apenas desvios pontuais a partir do segundo semestre
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

Considerado um hub de tráfego em Fortaleza, o viaduto que liga as avenidas Raul Barbosa e Alberto Craveiro, sobre a BR-116, no bairro Dias Macedo — conhecido como viaduto do Makro — será duplicado. A obra deve começar no próximo dia 15 e tem previsão de término em 12 meses. O viaduto deve passar de quatro a oito faixas e terá 8,5 km de ciclofaixa bidirecional. Além de melhorar a capacidade viária do trecho, a obra visa resolver os alagamentos com um novo sistema de drenagem na Alberto Craveiro. As intervenções não vão provocar bloqueios totais, apenas desvios pontuais a partir de meados do segundo semestre deste ano, quando devem começar as obras de drenagem.

A obra é orçada em R$ 20 milhões, liberados pela Caixa Econômica Federal, e será realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). O projeto prevê ainda obras nas alças do viaduto, arborização e paisagismo, requalificação do asfalto e da iluminação e novas calçadas. As informações foram divulgadas em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 3.

O ponto de alagamento histórico, segundo o prefeito Roberto Cláudio, é causado pela "ausência de uma rede de drenagem no trecho do riacho Uirapuru, que margeia o Makro". "A gente vai fazer uma correção da drenagem e resolver esse ponto. Também há um afunilamento na chegada do viaduto. Você vem com vias largas e elas estreitam. Ainda é jogado nesse viaduto o trânsito da BR", explica, sobre os engarrafamentos.

Com volume médio de 45 mil carros por dia, a Alberto Craveiro é a via municipal de maior fluxo na Capital. Pelo viaduto da Raul Barbosa chegam a passar, em média, 76 mil carros diariamente. A importância da região se evidencia por fazer a conexão de turistas a pontos da região hoteleira, como a Praia de Iracema. Pelo trecho passam 74 ônibus por hora. As 12 linhas de ônibus conectam a região a bairros como Centro, José Walter, Parangaba e Papicu.

Na primeira fase da obra será feito o alargamento do viaduto e a instalação de estruturas independentes, sem desvios de tráfego. Depois, será realizada drenagem na pista leste (avenida Alberto Craveiro), com estreitamentos na via. A terceira fase é composta pela drenagem da pista oeste, também na Alberto Craveiro. Por último, serão realizadas as obras nas alças de acesso à BR-116. Luiz Alberto Sabóia, secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), frisa que durante todas as fases da obra, o fluxo deve continuar.

"Quando a gente tiver executando o pilar do canteiro central é que uma das faixas deve ser estreitada. A intervenção na Alberto Craveiro é que impacta mais no trânsito porque tem a obra de drenagem, pavimentação e terraplanagem", diz Guilherme Gouveia, coordenador de obras de infraestrutura da Prefeitura.

A requalificação da av. Raul Barbosa, com novo pavimento, canteiro central e novas calçadas deve ser feita até o viaduto da av. Murilo Borges. "Vamos continuar com a av. Desembargador Moreira, desde a av. Pontes Vieira até a av. Padre Antônio Tomás. De lá até a Praça Portugal vamos implantar o piso intertravado, novas calçadas, regulamentação de estacionamento e novo paisagismo. De lá até a av. Beira Mar vamos fazer a ladeira da praia, estreitar para duas vias no sentido praia, com um grande calçadão", acrescentou.

Desvio

Uma via que ligará a saída do Aeroporto em direção ao Montese deve ficar pronta até o início dos desvios. "É um projeto da Prefeitura, construído como obra mitigadora pela Fraport passando dentro do Aeroporto em direção ao Montese, sem ter que passar por dentro do bairro. A medida que as fases forem acontecendo, vamos sugerindo rotas alternativas", diz Luiz Alberto Sabóia.

O que você achou desse conteúdo?