Logo O POVO+
Explosão em fábrica de fogos atinge casas e deixa 6 feridos
CIDADES

Explosão em fábrica de fogos atinge casas e deixa 6 feridos

| Juazeiro do Norte| Uma das vítimas teve 50% do corpo queimado. Fábrica funcionava clandestinamente
Edição Impressa
Tipo Notícia
Casas ao redor da fábrica clandestina correm risco de desabamento (Foto: Bruna Vieira/CBN Cariri)
Foto: Bruna Vieira/CBN Cariri Casas ao redor da fábrica clandestina correm risco de desabamento

Explosão em uma fábrica clandestina de fogos de artifícios provocou um incêndio que deixou cinco feridos em Juazeiro do Norte, por volta das 8 horas da manhã desta quinta-feira, 2, no bairro Frei Damião. O fogo destruiu quatro casas vizinhas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional do Cariri. À tarde, uma nova explosão atingiu um homem que trabalhava na remoção dos escombros.

Rafael Batista de Oliveira, de 50 anos, funcionário do local, é a vítima mais grave. Ele teve 50% do corpo incendiado, com queimaduras de segundo e terceiro graus, e até a tarde de ontem aguardava uma vaga no Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, para ser transferido. Dois filhos do dono da fábrica também estão entre os feridos.

Ainda foram atingidos um homem que estava na fábrica e outro que passava na calçada e entrou na casa em chamas na tentativa de ajudar no salvamento.

A segunda explosão, por volta das 16 horas, atingiu o condutor de um trator que auxiliava a guarnição de combate a incêndio. Em nota, o Corpo de Bombeiros explica que "ele foi socorrido, com queimaduras leves no rosto e nos membros superiores. Após o ocorrido, o trabalho de remoção dos escombros foi suspenso e será retornado nesta sexta-feira, 3, pela manhã".

Os bombeiros que trabalhavam nos escombros realizaram o combate ao fogo que começou a tomar conta do trator, evitando que as chamas voltassem a se alastrar.

O proprietário da loja clandestina de fogos, conhecido como Equilino, está foragido. De acordo com o major Noberto Santos, do Corpo de Bombeiros, o suspeito é dono de outro estabelecimento na região, onde também são comercializados fogos de artifício.

"No começo, eu pensei que era mundo se acabando. Depois eu vi que era uma explosão. Estava cheio de fumaça, caindo coisa. Eu saí até com o copo de café na mão", relata uma vizinha. Outro morador que teve a casa atingida afirmou que a Prefeitura está providenciando um aluguel social.

De acordo com o major Noberto, além das casas destruídas outras foram interditadas imediatamente porque correm o risco de desabamento. A Defesa Civil do Município está realizando inspeções para avaliar a situação de casa imóvel. A Prefeitura de Juazeiro do Norte, segundo ele, providencia um espaço para acolher as vítimas.

O coronel do Corpo de Bombeiros Aguinaldo Viana ressalta a importância de denunciar fábricas clandestinas. "Os vizinhos que, por ventura, souberem de algum tipo de comércio ilegal, devem informar ao Corpo de Bombeiros", frisou. Segundo o coronel, o funcionamento dessas edificações demanda certificação e habilitação concedidas pelo órgão.

O que você achou desse conteúdo?