Logo O POVO+
Píer do Rio Ceará desaba e vitima grupo que fazia selfie
CIDADES

Píer do Rio Ceará desaba e vitima grupo que fazia selfie

| Desgaste | As vítimas sofreram luxações e escoriações leves. Prefeitura estabeleceu estudo técnico para determinar causas do desabamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ESTRUTURA cedeu e visitantes caíram de uma altura de cerca de 3 metros  (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo ESTRUTURA cedeu e visitantes caíram de uma altura de cerca de 3 metros

Um passeio pelo Rio Ceará terminou em acidente para um grupo de 20 pessoas, na manhã de ontem, 25. A excursão do Serviço Social do Comércio (Sesc) passava pelo píer sobre o Rio Ceará e, em determinado ponto, os integrantes, com idades entre 40 e 60 anos, se reuniram para tirar uma foto. Neste momento, a estrutura desabou.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM) e duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para o atendimento. As vítimas, com escoriações leves e algumas luxações, foram levadas ao Frotinha do Antônio Bezerra, ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, e a hospitais particulares. Na queda, as pessoas perderam pertences pessoais, como celulares e relógios.

Moradores da área ouvidos pelo O POVO denunciaram a falta de manutenção da passagem sobre o rio. De acordo com um dos bombeiros que atendeu a ocorrência, "o trecho da estrutura está deteriorado, sem manutenção". O moradores também relataram que, assim como o píer, a Ponte José Martins Rodrigues, a Ponte sobre o Rio Ceará, não receberia manutenção e está com rachaduras.

A Secretaria Regional I (SER I), responsável pela área, nega a falta de manutenção. Por meio de assessoria de comunicação, o órgão afirmou que manutenções são realizadas constantemente, sempre que solicitadas junto à regional. Segundo a assessoria, não havia indícios do risco de desabamento. Um revitalização total do equipamento, de acordo com o órgão, foi realizada em 2014, com "recuperação da praça em frente o píer, pintura em toda a mureta lateral, passarela reformada com troca de madeiras e renovação de estrutura, e recuperação da palhoça".

O secretário Rennys Frota esteve no local com equipe de infraestrutura e estabeleceu a realização de um estudo técnico que determine as causas do acidente. O estudo poderá ter resultado concluído ainda hoje. A reconstrução do trecho que desabou vai ser realizada pela Prefeitura, mas ainda não há prazo para conclusão. O píer foi interditado pela Defesa Civil Municipal.

Ainda conforme a SER I, a Ponte do Rio Ceará é de responsabilidade compartilhada entre as prefeituras de Fortaleza e Caucaia e também passa por manutenção, em toda a extensão, sempre que há solicitação dos moradores.

Projeto

As vítimas tinham entre 40 e 60 anos e participavam de uma atividade do Sesc, chamada de Conversas Flutuantes. Os passeios oferecem diálogos temáticos que acontecem sob o encontro do rio com o mar.

O que você achou desse conteúdo?