Logo O POVO+
Chocolate amargo tem poder antioxidante e cardioprotetor
CIDADES

Chocolate amargo tem poder antioxidante e cardioprotetor

| OVOS DE PÁSCOA |
Edição Impressa
Tipo Notícia

Além de saboroso, o chocolate pode ser bastante benéfico para a alimentação, mas especialistas alertam que sua ingestão deve ser feita com cuidado e atenção.

Ana Flávia Torquato, médica endocrinologista, explica que a base do chocolate é a amêndoa do cacau. Nela, existem diversas substâncias, como flavonóides, polifenóis e outros antioxidantes que melhoram a pressão arterial e índices de colesterol, além de terem proteção cardiovascular e efeito antienvelhecimento. O problema é que durante a fabricação do produto, ingredientes como açúcar, leite e outros tipos de gordura e emulsificantes são misturados à substância inicial, fazendo com que os nutrientes do alimento sejam invalidados, sobrando somente guloseimas.

A médica alerta que o cuidado começa na leitura da embalagem, pois ela indica a composição do produto, que contém em níveis diferentes os ingredientes já citados. "Alguns produtos contêm uma quantidade muito pequena de cacau. Em geral, os chocolates ao leite de sabor mais doce contêm apenas 25%. Para se obter benefícios para a saúde, deve-se optar por produtos com menos açúcar na composição, ou seja, com 70% de cacau ou até mais", comenta a especialista.

Ana Flávia ainda chama atenção para o fato de que o chocolate branco não possui a massa da amêndoa do cacau em sua composição, o que o faz não ser considerado chocolate de verdade. "Além de não ter os benefícios da massa da amêndoa do cacau, há grande quantidade de açúcar adicionado ao chocolate branco", alerta.

Mirella Costa, nutricionista, atenta para o fato de que o consumo exagerado, além de prejudicar processos dietéticos, pode aumentar a disbiose intestinal, que é o desequilíbrio da microbiota do intestino, um conjunto de microorganismos que habitam o sistema digestivo. Ou seja, todos os benefícios que podem ser tidos com um consumo moderado, serão comprometidos se houver exagero. Mas, caso isso aconteça, é importante que medidas para preservar a saúde sejam tomadas. Uma das primeiras etapas, segundo Mirella, é detoxificar o corpo. "A ideia é passar um período (sem chocolate), dar uma limpeza no corpo, consumindo alimentos mais saudáveis, mais naturais", diz.

Para consumir chocolate sem culpa nesta páscoa, assim como no resto do ano, a médica ressalta que um ponto importante é tentar introduzir na rotina um chocolate mais amargo, o mais indicado para alimentação, já que ele preserva os nutrientes. Mas se passar do limite com chocolate ao leite, ela reitera que é necessário dar um tempo para que o corpo se recupere. (Gabriela Feitosa)

O que você achou desse conteúdo?