Logo O POVO+
Entenda o significado da Semana Santa
CIDADES

Entenda o significado da Semana Santa

Do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, a Igreja Católica realiza atos e celebrações que antecedem a data mais importante para as religiões cristãs
Edição Impressa
Tipo Notícia

Domingo de Ramos Abertura da Semana Santa

Início da Semana Santa, remonta à chegada de Jesus a Jerusalém. "Hosana nas alturas!", cantavam os judeus, que preparam com ramos e folhas o caminho sobre o qual Cristo passaria montando num jumento, no lugar onde viria a ser morto dias depois.

Segunda, Terça e Quarta-feira da Semana Santa

Três dias de preparação mais intensa para a celebração do Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira e encerra no sábado. Nestes dias, as igrejas oferecem mais confissões.

Quinta-feira Santa

Pela manhã, o arcebispo faz a chamada Missa da Unidade (Santos Óleos), onde são abençoados os óleos do crisma, dos catecúmenos (batismo) e dos enfermos. Na mesma missa, todos os padres renovam as suas promessas sacerdotais. Na Catedral de Fortaleza, cerca de 300 bispos, padres e diáconos deverão participar do ato religioso. Serão 68 litros de óleos a serem abençoados e divididos entre as 150 paróquias e áreas pastorais.

À noite, acontece a missa da Ceia do Senhor, com o tradicional lava-pés, em referência a quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia, celebrando a última ceia, ocasião em que lavou os pés dos apóstolos.

Sexta-feira da Paixão do Senhor

Não há celebração de missas, e o silêncio marca esse dia em respeito à morte de Jesus. Contudo, há uma cerimônia na igreja, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, às 3 da tarde, em referência ao horário da morte de Jesus na cruz.

Outra tradição é a procissão do Senhor Morto. Muitas igrejas em Fortaleza realizam o ato, onde o povo carrega uma imagem de Jesus morto pelas ruas.

Sábado Santo

Da quinta-feira à noite até sábado à noite, não há bênçãos na igreja. O tempo do drama da paixão e da morte de Jesus marcam o profundo recolhimento dos fiéis. No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a "Vigília Pascal". Entre os marcos da celebração, que dura até horas, há a bênção do fogo novo e do círio pascal, a proclamação da Páscoa, a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação do Batismo e a liturgia eucarística.

Domingo de Páscoa

Considerado o dia mais importante da religião cristã, a data celebra a ressurreição de Jesus. Depois de morrer crucificado, o corpo de Cristo foi sepultado e ali permaneceu até que ele ressuscitasse. Hinos alegres e decoração marcam as comemorações.

O que você achou desse conteúdo?