Logo O POVO+
Fiéis participam de celebrações de Domingo de Ramos na Capital
CIDADES

Fiéis participam de celebrações de Domingo de Ramos na Capital

Tradicional procissão à Catedral não ocorreu devido à chuva. Igrejas celebraram missas e Pastoral do Povo da Rua realizou encontro no Passeio Público
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Domingo de Ramos foi celebrado ontem na Capital cearense embaixo de chuva, mas nem isso atrapalhou a fé dos católicos, que participaram de missas e encontros. A tradicional procissão da igreja Cristo Rei até a Catedral Metropolitana foi cancelada devido ao tempo, considerando-se que as ruas molhadas poderiam prejudicar pessoas com dificuldade de locomoção. Em vez disso, ocorreram celebrações separadas nas duas igrejas durante a manhã, sendo seguida a programação da arquidiocese ao longo do dia.

A Jornada Diocesana da Juventude, que ocorreria junto à procissão, ficou apenas na igreja Cristo Rei. Na Catedral Metropolitana, o arcebispo Dom José Antônio presidiu pela manhã a missa solene que marca a abertura da semana santa. O amplo espaço não estava tão cheio, já que o público do evento ficou dividido entre as paróquias. A celebração que narra no evangelho o sofrimento de Jesus desde a aclamação com ramos até a cruz emocionou fiéis. Outras missas ocorreram às 10, 12, 18h30min e 20 horas.

A auxiliar administrativa Veranize Pereira, 48, não segurou as lágrimas ao contar de sua experiência participando pela primeira vez da missa na catedral. “Foi linda, emocionante, belíssima. A oratória foi maravilhosa, tudo foi muito lindo. Acredito que tocou muita gente”, compartilha. Sua amiga, a dona de casa Veraci Pinheiro, 53, conta que pretendiam participar da procissão, mas desistiram antes do cancelamento devido à chuva.

“O importante é a motivação do nosso coração de essa pequena procissão acontecer dentro de nós”, pontuou a pedagoga Madalena Maria Ponte, frequentadora anual da celebração na Catedral. Para ela, participar da cerimônia é uma forma de se conectar com Jesus Cristo. “Passar com ele a paixão para que nós possamos ressuscitar”, resume.

A Pastoral do Povo da Rua reuniu cerca de dez pessoas em situação de rua no Passeio Público para celebrar o Domingo de Ramos. Esta seria a 15º edição da Caminhada dos Ramos com o Povo da Rua, mas a programação ficou restrita à praça devido à chuva. “A chuva que banhou Fortaleza nos banhou também de esperança que fortalece nossa caminhada e que nos ajuda a seguir os passos de jesus”, diz a secretária do grupo, Fernanda Gonçalves de Souza.

Segundo ela, evento no local também conhecido como Praça dos Mártires faz referência também ao martírio de Jesus e aos “crucificados urbanos”, que ela coloca como sendo as pessoas em situação de rua, negros, encarcerados, entre outros. “Junto com os moradores de rua vamos continuar lutando e trabalhando”.

O que é o Domingo de Ramos?

Para a Igreja Católica, data marca o início da Semana Santa, em que se contempla a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos rememora a chegada de Jesus em Jerusalém após os quarenta dias de reclusão, a quaresma. Conforme o evangelho, ele é recebido pelo povo como um rei, aclamado com ramos que simbolizam a vitória e o triunfo.

A cerimônia conta com dois momentos. No primeiro, são abençoados os ramos e os fiéis estão em clima de festividade, como recebendo Jesus que chega em Jerusalém. Quando se inicia a missa em si, a liturgia da palavra muda o tom. No momento do evangelho, é lido um dos Evangelhos da Paixão de Cristo, colocando em contraste a dor e sofrimento de Jesus com a festividade vivida nos momentos precedentes.

A Igreja coloca o contraste como forma de perceber que aquele que foi acolhido como rei depois sofre com os humanos e é levado a cruz. Assim, a cruz torna-se o trono desse rei, quando os mesmos que o glorificaram como “rei dos judeus” gritam “crucifica-o”.

 

Programação da Semana Santa

Dia 16 de abril - Terça-feira

19h, confissão comunitária presidida pelo Padre Clairton Alexandrino de Oliveira.

Dia 18 de abril - Quinta-feira

8h, Missa da Unidade ou Santos Óleos presidida por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza e

concelebrada por todo o clero.

18h30min, Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, presidida por Dom José Antonio, Arcebispo de

Fortaleza.

Dia 19 de abril - Sexta-feira

9h - Liturgia das Horas com Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza.

15h - Celebração da Paixão e Morte do Senhor.

16h30min - Procissão do Senhor Morto com Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza.

Trajeto: Catedral; Rua Rufino de Alencar; Av. Dom Manuel; Rua Costa Barros; Rua São José e

Catedral.

 

Dia 20 de abril - Sábado

9h, Liturgia das Horas com Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza.

20h, Solene Vigília Pascal.

Dia 21 de abril - Domingo da Ressurreição

Missas às 10h e 12h.

18h30min, Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza,

seguido de Procissão do Senhor Ressuscitado.

Trajeto: Catedral; Rua Rufino de Alencar; Av. Dom Manuel; Rua Costa Barros; Rua São José e

Catedral.

 

O que você achou desse conteúdo?