Logo O POVO+
Vacinação contra gripe tem início hoje em todo o País; casos aumentam 147%
CIDADES

Vacinação contra gripe tem início hoje em todo o País; casos aumentam 147%

Imunização tem foco em crianças de 6 meses até menores de 6 anos e gestantes. Número de casos da doença neste ano, no Ceará, é 147% maior que no ano passado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NO CEARÁ, 2.385 postos estarão disponíveis para vacinação, sendo 113 deles na Capital (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil NO CEARÁ, 2.385 postos estarão disponíveis para vacinação, sendo 113 deles na Capital

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe H1N1, começa hoje no Ceará. Este ano, a mobilização será dividida em dois momentos para que haja uma priorização de imunização de grupos de maior risco. Até o dia 22 de abril, apenas crianças de 6 meses até menores de 6 anos e gestantes poderão se vacinar. Após essa data e até o dia 31 de maio, fim da campanha, os demais grupos prioritários podem buscar a vacina. No Estado, número de casos da doença até o dia 2 de abril cresceu 147% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Conforme nota técnica divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), houve neste ano 213 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto no ano passado o número foi 86. O número de óbitos também aumentou, de 12 em 2018 para 18 neste ano. Nem todas as ocorrências foram causadas pelos vírus da influenza que são combatidos pela vacina (H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017).

A coordenadora de Vigilância e Saúde da Sesa, Daniele Queiroz, explica que neste primeiro momento os esforços serão concentrados em atingir os perfis menos alcançados na última campanha. No ano passado, somente 75% das crianças e 80% das grávidas receberam a vacina na Capital. A meta deste ano é vacinar cerca de 219.054 pessoas desse público em Fortaleza e 2.509.776 de todo os grupos prioritários no Estado.

Outra novidade para a campanha deste ano é a possibilidade de atualização das carteiras de vacinação de crianças no momento da aplicação da vacina contra Influenza. Qualquer outra vacina que estiver atrasada pode ser aplicada ainda no mesmo dia. O público alvo de crianças também foi ampliado, de menores de 5 para menores de 6 anos. Segundo Daniele, a expectativa é que esse público possa crescer ano a ano, de acordo com a capacidade do laboratório que produz a vacina.

O público prioritário é selecionado com base no grau de risco de evolução da doença para formas mais graves. Pessoas com alergia severa a ovo devem consultar o médico antes de tomar a vacina, por haver a substância na composição. Para os que têm alergia leve a moderada, o uso não tem contra-indicação. "A imunização é a melhor medida de proteção que existe, é uma proteção individual mas também é uma imunização coletiva. Se a gente consegue imunizar 90% das pessoas que devem ser imunizadas, o vírus não consegue se disseminar", incentiva Daniele.

Em todo o Ceará, 2.385 postos estarão disponíveis para vacinação, sendo 113 deles na Capital. Em Fortaleza, as vacinas estarão disponíveis nas unidades de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e nos sábados, das 8h30min às 16h30min. No total, serão 689.204 doses para vacinação dos grupos prioritários em Fortaleza.

Calendário

Primeira fase: 10/4 a 31/5

> Gestantes

> Crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Segunda fase: 22/4 a 31/5

> Idosos com 60 anos ou mais

> Mulheres com até 45 dias pós-parto

> Doentes crônicos (doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias)*

> Trabalhadores da saúde

> População indígena

> Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas

> População carcerária

> Funcionários do sistema prisional

> Professores de escolas públicas e particulares

*mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Vacinação em Fortaleza

> Nos dias 13, 20 e 27 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar a vacinação em doze Postos de Saúde, no horário de 8h30 às 16h30:

Regional I: Carlos Ribeiro e Maria Aparecida

Regional II: Paulo Marcelo e Irmã Hercília

Regional III: 13/04 - Anastácio Magalhães e Meton de Alencar; 20 e 27/04 - Anastácio Magalhães e Licínio Nunes

Regional IV: Luis Costa e Valdevino de Carvalho

Regional V: José Paracampos e Maciel de Brito

Regional VI: Messejana e Melo Jaborandi

Influenza

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa que pode levar ao agravamento e ao óbito. É transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

O que você achou desse conteúdo?