Logo O POVO+
App Meu Ônibus tem função para registrar denúncias de assédio
CIDADES

App Meu Ônibus tem função para registrar denúncias de assédio

| Tecnologia Nina |
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Usuários do transporte público de Fortaleza passam a contar com a Nina, nova tecnologia de combate ao assédio sexual incorporada ao já existente aplicativo (app) Meu Ônibus. A ferramenta, atualmente disponível somente para sistema Android, consiste em um botão de denúncias, presente na página inicial do app, que pode ser utilizado tanto pela vítima como por alguém que tenha presenciado o assédio em paradas, terminais de ônibus ou dentro dos veículos. Segundo a Prefeitura, Nina deverá ser disponibilizada para o sistema iOS até o fim deste mês.

Para fazer a denúncia, é necessário fornecer algumas informações, mas as principais são o número do veículo e o horário do ocorrido. Com isso, as empresas de ônibus serão acionadas para liberar imagens de câmeras no intervalo de 30 minutos antes e depois do assédio. Os denunciantes terão que fazer cadastro, com login e senha, para que os vídeos possam ser encaminhados pelo Sindiônibus à Polícia Civil no prazo de até 72 horas. Mas, para isso, é preciso que a vítima se dirija à Casa da Mulher Brasileira, para maiores de 18 anos, ou à Delegacia da Criança e do Adolescente para finalizar a denúncia.

A ferramenta, que é uma das primeiras ações do Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Público, permite que as mulheres consigam material que ajude a comprovar o crime. O prefeito Roberto Cláudio explicou que Nina ainda é projeto-piloto, sujeito a aprimoramentos. "É um instrumento seguro, acessível, simples, privado, de se ofertar uma denúncia em tempo rápido, e permitir que as autoridades responsáveis possam também agir em tempo rápido e, em alguns casos, até em promover o flagrante". Outro benefício, segundo RC, será o levantamento de dados, que poderão servir para elaboração de ações de prevenção e de combate ao assédio de forma mais inteligente.

Campanha Respeito Coletivo pretende conscientizar sobre assédio

Foi lançada, ontem, a campanha Respeito Coletivo, que visa à conscientização da população sobre assédio, por meio da distribuição de cartazes nas repartições públicas, nos terminais de integração e ônibus. Nas rádios, haverá orientação sobre como vítimas ou testemunhas podem fazer denúncia por meio do botão virtual de denúncia Nina, disponível no aplicativo Meu Ônibus Fortaleza.

A Prefeitura prevê melhoria de 200 paradas de ônibus, que receberão iluminação. Estão previstas pesquisas para monitoramento da problemática com usuárias de transporte coletivo. E também capacitações de operadores de transporte coletivo, funcionários da Prefeitura, Polícia e Guarda Municipal sobre assédio, com protocolo de atendimento para ação

de flagrante.

Inspiração para tecnologia Nina

A tecnologia foi criada pela pernambucana Simony César, e o nome é uma homenagem à cantora norte-americana Nina Simone.

O que você achou desse conteúdo?