Logo O POVO+
Número de alunos da rede pública aprovados para ensino superior cresce quase 20%
CIDADES

Número de alunos da rede pública aprovados para ensino superior cresce quase 20%

| Ceará | Em 2018, 20.207 estudantes conquistaram acesso a instituições de ensino superior públicas e particulares no Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADOR Camilo Santana cumprimenta Rogério Bié, hoje aluno de Jornalismo na UFC (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo GOVERNADOR Camilo Santana cumprimenta Rogério Bié, hoje aluno de Jornalismo na UFC

A quantidade de estudantes da rede pública cearense aprovados para ingressar em instituições de ensino superior públicas e particulares cresceu 19,59% de 2017 para 2018. No ano passado, 20.207 alunos alcançaram uma vaga de graduação, enquanto no ano anterior o número foi de 16.897. Dados foram anunciados ontem pelo governador Camilo Santana (PT) em evento no Palácio da Abolição.

O número divulgado ainda pode mudar, já que algumas instituições ainda estão completando a ocupação de vagas por meio de listas de espera e segunda chamada. Ainda não se tem mais detalhes sobre quais cursos ou estabelecimentos de ensino receberam mais alunos.

Para Camilo Santana, resultado que se revela ano após ano é fruto de conjunto de ações realizadas anteriormente, como investimento em escolas de tempo integral e profissionalizantes. "Acreditamos que é através da educação que se constrói um estado mais igualitário", declara. "Cada ano que passa é mais desafiador, mas não tenho dúvida que com o trabalho de nossos educadores vamos alcançar", planeja.

O ingresso no ensino superior foi mais um passo na trajetória do agora estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC) Rogério Bié, 18. Filho de agricultores de Santa Quitéria, no interior do Estado, ele acreditou na educação como ferramenta para atingir os próprios sonhos. "É como se tudo que eu vivi até agora tivesse culminado nisso", conta. Os estudos proporcionaram ao jovem a chance de representar, em 2018, o Ceará em evento sobre liderança em São Paulo e participar este ano de intercâmbio nos Estados Unidos. "Quero inspirar outros jovens e dizer que, independente de onde eles vêm, eles têm a possibilidade de alcançar grandes coisas", diz.

O estudante João Davi Lima, 18, chegou a ter medo de não conseguir, mas conquistou vaga no curso de licenciatura em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), algo que queria desde que começou a se interessar mais pelos estudos acadêmicos. Segundo ele, o preparo na EEFM Doutor César Cals, onde estudava, foi importante para a conquista. "A escola preparou muito bem no decorrer do ano, fez vários simulados, muitos dos assuntos que nós discutimos no decorrer do ano caíram na prova", conta.

Eliseu Paiva, diretor da escola, localizada em Fortaleza, considera que o resultado vem do empenho na educação, sobretudo durante o 3º ano. A EEFM Doutor César Cals teve ao todo 2.213 aprovações no ano passado, sendo 47 em universidades públicas. "Todo ano cresce (número de aprovações), acredito nos resultados ao longo do tempo. Estamos em ascensão, mas para isso houve um trabalho anterior. A equipe é toda voltada para o sucesso do aluno", afirma. "É um resultado bom para escolas, mas melhor para eles e para a família. É um orgulho ver filhos de trabalhadores na universidade", se alegra.

Ainda no 3º ano, o estudante João Ackzar, 16, tem esperança ao ver tantos jovens como ele atingindo um sonho. Aluno do EEFM Polivalente Governador Adauto Bezerra, no Crato, ele quer cursar no próximo ano Letras-Inglês na Universidade Federal do Cariri (Ufca). E projeta: "Tenho certeza que pelo menos um número aí vai aumentar (no próximo ano), que vai ser o meu".

 

Últimos anos

> 2016 - 13.516 aprovações

> 2017 - 16.897 aprovações

> 2018 - 20.207 aprovações

 

AVANCE

Pelo edital do AvanCE - Programa Bolsa Universitário, disponível no site da Secretaria da Educação (www.seduc.ce.gov.br), o Estado contemplará 2.000 egressos da rede pública com bolsa de R$ 468,50 por um ano.

 

O que você achou desse conteúdo?