Logo O POVO+
Criança morre ao cair do 11º andar de prédio na Praia do Futuro
CIDADES

Criança morre ao cair do 11º andar de prédio na Praia do Futuro

| tragédia | A vítima, um menino de dois anos, teria subido em uma cadeira e caído da varanda do apartamento
Edição Impressa
Tipo Notícia
Condomínio onde aconteceu a tragédia tem quatro blocos (Foto: Angélica Feitosa)
Foto: Angélica Feitosa Condomínio onde aconteceu a tragédia tem quatro blocos

Um menino de dois anos morreu na tarde desta segunda-feira, 25, ao cair do 11º andar de um prédio na Praia do Futuro, em Fortaleza. Viaturas da Polícia, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Forense estiveram no local para atender a ocorrência. O apartamento não tem tela ou grade de proteção e está localizado na rua Embratel, na esquina com a avenida Dioguinho.

Segundo uma vizinha, que pediu pra não ser identificada, a criança estava no apartamento com a mãe e dois irmãos: uma menina de 11 anos e um bebê de aproximadamente um ano. Segundo os relatos, o acidente teria sido por volta das 13h30min, quando a mãe preparava o almoço. Não há informação sobre o pai.

Ainda de acordo com vizinhos, a criança - que momentos antes brincava no sofá - subiu em uma cadeira e caiu da varanda, que não tinha tela de proteção.

No Brasil, não há exigência legal sobre a instalação de telas ou grades de proteção em edifícios. Um projeto de lei apresentado em 2012 na Câmara dos Deputados tornava obrigatório o uso de grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos dos edifícios construídos em todo o País.

Pela proposta, esses equipamentos de proteção seriam de responsabilidade das construtoras e deveriam ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A proposta, no entanto, foi rejeitada pela Comissão de Desenvolvimento
Urbano e arquivada.

O tenente Romário Fernandes, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará, explica que a rede deve seguir algumas normas para garantir sua eficiência. "(As telas devem ser feitas) a partir de um material resistente ao fogo, com o trabalho de, no mínimo, 50º C, com perímetro máximo de 20cm, mas o ideal é que sejam menores", informa o tenente.

Outra alternativa é a instalação de grades de ferro. Segundo o tenente, a medida terá a mesma funcionalidade da rede. No entanto, alguns prédios proíbem esse tipo de intervenção por descaracterizar fachada do condomínio (Angélica Feitosa e
Jéssika Sisnando)

O que você achou desse conteúdo?