Logo O POVO+
Fortaleza reduziu emissão de gases poluentes em 49,7%
CIDADES

Fortaleza reduziu emissão de gases poluentes em 49,7%

| 2012 a 2016 | Nível passou de 3,8 milhões de toneladas a 1,9 milhão, segundo Prefeitura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pesquisadores concluíram que as áreas urbanas mais que dobraram desde 1992  (Foto: FCO Fontenele)
Foto: FCO Fontenele Pesquisadores concluíram que as áreas urbanas mais que dobraram desde 1992

Um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) aponta que a cidade de Fortaleza reduziu a emissão de gás carbônico (CO²) em 49,7% entre 2012 e 2016. Os resultados do Forclima - 3° Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa, ano-base 2016, foram divulgados ontem, na abertura da Festa Anual das Árvores 2019. A programação vai até o dia 30, com eventos de educação ambiental, plantio e distribuição de mudas nativas, oficinas e palestras.

A análise é realizada a cada quatro anos. O ano de 2014 não foi considerado para o estudo devido ao fato de Fortaleza ter sido uma das sedes da Copa do Mundo, recebendo 402 mil turistas, conforme estimativa do Ministério do Turismo. "Não pode ser considerado por conta do aumento do contingente da população. Aumentaram-se o número de voos, a poluição de resíduos sólidos e os deslocamentos na Cidade por ônibus ou automóvel", justifica Cássia Alves, gerente de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da Seuma.

Para ela, 2016 traz o cálculo feito pela própria Prefeitura e pelo Banco Mundial com dados mais refinados para se fazer o comparativo sobre aumento do gases emitidos na Cidade. Naquele ano foi gerado o equivalente a 1,9 milhão de toneladas de CO². O levantamento indica que os maiores emissores de gases poluentes são meios de transporte, com 1,1 milhão de toneladas de CO² (equivalentes de dióxido de carbono) no ano, o que significa 57% do total. A equivalência leva em conta o potencial de aquecimento global dos gases envolvidos e calcula quanto de CO² seria emitido se todos os Gases de Efeito Estufa (GEEs) fossem emitidos como carbônico.

A escolha do tema "Nosso Parque Rachel de Queiroz", segundo a titular da Seuma, Águeda Muniz, ressalta a política de implantação de extensão de áreas verdes na Cidade. A lei 10.619/2017 dispõe sobre Política Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza e traz a necessidade de conscientização da população sobre a responsabilidade em fiscalizar ações para que mais áreas verdes sejam ampliadas e, sobretudo, preservadas. "A escolha desse parque representa o início da concretização da nossa política ambiental".

O financiamento de R$ 500 milhões pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) será usado, segundo a secretária, para implantação de uma rede de sistemas naturais numa área de 200 hectares, que perpassa 14 bairros e beneficia 300 mil habitantes.

O plano de arborização da Seuma, até 2020, deve plantar mais de 100 mil árvores na Capital. Segundo Águeda Muniz, há monitoramento de desenvolvimento, maturação e chegada à idade adulta de cada uma das mudas.

Programação

Programação da Festa das Árvores 2019

26.3.19 (terça)

Plantios no Parque Rachel de Queiroz

Local: Polo de Lazer da Sargento Hermínio (avenida Sargento Hermínio Sampaio - São Gerardo)

Horário: 9 horas

27.3.19 (quarta)

VI Oficina Territorial do Plano Municipal de Educação Ambiental

Local: Centro Cultural Belchior - rua Pacajus, 123, Praia de Iracema

Horário: 9 horas

Plantios e Distribuição de Mudas no Parque Rachel de Queiroz

Local: Bosque do Bem (Próximo à avenida Bezerra de Menezes. Bairro São Gerardo)

Horário: 9 horas

28.03.19 (quinta-feira)

Plantios e Distribuição de Mudas no Parque Rachel de Queiroz

Local: Praça Jonas Gomes de Freitas (R. Braz de Francesco, S/N - São Gerardo)

Horário: 9h

29.3.19 (sexta-feira)

Fórum da Cidade. Tema Nosso Parque Rachel de Queiroz

Palestra do Prof. Dr. José Leite Oliveira Jr. - Letras/UFC

Local: Universidade Federal do Ceará -Campus do Pici - Auditório da Nutrição

Horário: 8h30min

30.3.19 (sábado)

Lual e Hora do Planeta

Local: Praia do Lido-Praia de Iracema

Horário: 20 horas

O que você achou desse conteúdo?