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Demais estados também melhoram desempenho
CIDADES

Demais estados também melhoram desempenho

Números nacionais.
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Tipo Notícia

No Brasil, a principal notícia positiva do levantamento vem do 5º ano do Ensino Fundamental, série em que a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática segue avançando significativamente.

Entre 2007 e 2017, o percentual de estudantes do País - das redes pública e privada - com aprendizado adequado no 5º ano dobrou: em Língua Portuguesa foi de 27,9% para 60,7% e, em Matemática, cresceu de 23,7% para 48,9%.

A pesquisa mostra também que a absorção de conteúdo dos alunos no 9° ano do Ensino Fundamental segue evoluindo, ainda que em ritmo mais lento. O percentual de alunos com aprendizado adequado para esta faixa foi de 20,5% para 39,5% em Língua Portuguesa e, em Matemática, de 14,3% para 21,5%. Além do Ceará, Goiás também figura entre os estados que estão com os melhores resultados do Brasil.

Já na 3ª série do Ensino Médio, apesar do pequeno avanço de 2015 para 2017, os dados mostram que essa etapa de estudos possui um cenário crítico. O nível de aprendizagem possui patamares baixos e estagnados.

O percentual de alunos no nível adequado ao fim da etapa em Língua Portuguesa subiu de 24,5% em 2007 para 29,1% em 2017. Em Matemática, caiu de 9,8% para 9,1%. Assim, o levantamento não destaca exemplos de sucesso, haja vista o contexto crítico, mas lembra o avanço apresentado pelos alunos do Espírito Santo na última década. O estado do Sudeste apresentou a maior evolução tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, com 17 e 4 pontos percentuais, respectivamente.

O estudo também traz recortes para nível socioeconômico, raça, gênero e localidade. Tais contornos, de acordo com o Movimento Todos Pela Educação, evidenciam a necessidade de soluções para equalizar as oportunidades educacionais e garantir os direitos de aprendizagem entre os diferentes grupos sociais.

 

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