Logo O POVO+
Stopover da TAP no CE é lançado e promete trazer turistas de 30 países
CIDADES

Stopover da TAP no CE é lançado e promete trazer turistas de 30 países

| Piranji II | Foram 79 mandados expedidos. Advogada suspeita de envolvimento com facção foi presa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ENTRE ITENS apreendidos na Operação Piranji II, caderno aponta divisão de carga de droga
 (Foto: Divulgação/ MPCE)
Foto: Divulgação/ MPCE ENTRE ITENS apreendidos na Operação Piranji II, caderno aponta divisão de carga de droga

O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Piranji II, maior ofensiva contra uma facção criminosa após a série de ataques registrada no Estado no início deste ano. A operação visou cumprir 79 mandados contra suspeitos de envolvimento com o Comando Vermelho (CV) no Ceará e no Rio Grande do Norte, incluindo uma advogada, presa em Fortaleza.

De acordo com o MPCE, os nomes dos alvos da operação não podem ser divulgados porque a investigação corre em sigilo. Conforme a assessoria do órgão, mais detalhes sobre o caso devem ser divulgados hoje.

Na Piranji I, em novembro passado, Francisco Jales Fernandes da Fonseca, conhecido como Zag, foi denunciado como responsável pelo fornecimento de drogas no Litoral Leste. À época, ele já estava preso na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1), no Complexo Penitenciário de Itaitinga.

Ele, que é apontado como integrante do "segundo escalão" do Comando Vermelho, teria sido um dos mandantes da maior série de ataques registrada na história do Ceará, em janeiro. Por envolvimento nos ataques, Zag foi transferido para um presídio federal de segurança máxima.

A ação deflagrada ontem mirou cumprir 36 mandados de prisão preventiva e 43 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar a facção e atuar na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no Litoral Leste do Estado. Além da Capital, o cumprimento dos mandados ocorreu em Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Maracanaú, além de Baraúna, município do Rio Grande do Norte. Alguns alvos já estavam detidos no sistema penitenciário.

Os 53 investigados foram denunciados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, integrar organização criminosa armada e lavagem de dinheiro.

No decorrer da investigação, realizada em parceria com a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Coin-SSPDS), já foram apreendidos mais de 12 kg de cocaína, 338 kg de maconha, 5 kg de crack e mais de R$ 50 mil em espécie, além da prisão de mais de 60 envolvidos com tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de armas.

Os crimes de homicídios cometidos pelo grupo estão sendo apurados na Comarca de Cascavel. As investigações tiveram início a partir de informações do Comando da 3ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar à 2ª Promotoria de Justiça de Cascavel sobre o cometimento de homicídios em decorrência do tráfico de drogas praticado em municípios do Litoral Leste. Os mandados judiciais foram deferidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza e pela Vara Única da Comarca de Pindoretama, e foram cumpridos com apoio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da SSPDS (Copol). A Operação também conta com o apoio do Gaeco do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, que cumpriu as buscas e prisões em Baraúna (RN). (Ana Rute Ramires)

Piranji

A operação investiga esse braço de facção desde meados de 2015. Em novembro, na 1ª fase, 22 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão foram expedidos.

O que você achou desse conteúdo?