Logo O POVO+
Binário no Itaperi auxilia ligação entre Silas Munguba e Godofredo Maciel
CIDADES

Binário no Itaperi auxilia ligação entre Silas Munguba e Godofredo Maciel

| Mobilidade | Ajuste de ruas para conectar melhor as duas avenidas visa reduzir engarrafamento em torno do Terminal da Parangaba
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREFEITO Roberto Cláudio (no centro) percorreu ciclofaixa da rua Antonio Bandeira na inauguração do binário (Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO)
Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO PREFEITO Roberto Cláudio (no centro) percorreu ciclofaixa da rua Antonio Bandeira na inauguração do binário

As ruas José Meneleu e Dr. Manoel Teófilo, no Itaperi, receberam adequações para formar novo binário em Fortaleza. Inaugurada na manhã de ontem, a mudança envolve intervenções que devem beneficiar o tráfego de veículos motorizados, bicicletas e pedestres. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), este é o 21º binário da Capital.

A nova organização de trânsito na região auxilia a ligação entre as avenidas Silas Munguba e Godofredo Maciel e pretende reduzir o engarrafamento que se forma próximo ao Terminal da Parangaba. Além dos ajustes de rota para os carros, o projeto inclui mil m² de calçadas novas e adequadas para acessibilidade de pedestres, 1,6 km de ciclofaixa e medidas de segurança viária.

De acordo com Amanda Alves, assistente técnica do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), quando as vias eram de sentido duplo, com uma única faixa de circulação em cada sentido, havia "bastante conflito nas ruas e nas proximidades". Ela explica que as ruas envolvidas na obra têm um fluxo intenso tanto de veículos particulares quanto de ônibus municipais e intermunicipais.

Moradora da rua Antônio Bandeira há cerca de 30 anos, Sheila Mara conta que "o trânsito indo e voltando era horrível. Tinha muito acidente". A autônoma considera que, "se as pessoas começarem a respeitar", o fluxo deve melhorar na via. Essa é também a opinião do motorista Francisco Gustavo da Silva, que mora no bairro há 25 anos e utiliza a nova ciclofaixa desde a instalação.

(Foto: Divulgação/ SCPS)

Parte do projeto, a ciclofaixa percorre as ruas Antônio Bandeira, Júlio Gaspar, Dr. Manoel Teófilo e José Meneleu e abre possibilidade para a instalação de estações do Bicicletar no entorno da Areninha.

Já as melhorias de calçadas estão concentradas na proximidade da Areninha Vila Betânia que, segundo Amanda, atrai um fluxo maior de crianças e famílias para o espaço.

Em relação à segurança viária, foram instaladas faixas de travessia, minicanteiros e um semáforo com botão de pedestres. Outros dois sinais foram adequados às demandas do trânsito na região (veja detalhes no mapa).

Durante a inauguração, o prefeito Roberto Cláudio anunciou ainda que até agosto devem ser entregues um binário no Bom Jardim, o trinário da avenida Duque de Caxias e um binário no Parque Manibura.

Trinário da Duque de Caxias

Uma das obras de mobilidade previstas para entrega até agosto, o trinário da Duque de Caxias, no Centro, deve instalar faixa exclusiva de ônibus na avenida e demandar mais fluxo de carros particulares a ruas paralelas.

O que você achou desse conteúdo?