Logo O POVO+
Chega a 12 número de açudes do CE a sangrar nesta quadra
CIDADES

Chega a 12 número de açudes do CE a sangrar nesta quadra

Chuvas. Sistema hídrico
Edição Impressa
Tipo Notícia

O número de reservatórios que chegaram a transbordar nesta quadra chuvosa - iniciada em fevereiro - chega a 12. O mais recente a sangrar, é o açude Cauhipe, localizado em Caucaia, que atingiu a capacidade máxima de 12 milhões de metros cúbicos (m³).

Além dele, conforme os dados da resenha diária de monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), estão sangrando os reservatórios Acaraú Mirim (Massapê), São José I (Boa Viagem), Diamantino II (Marco), Itaúna (Granja), Tucunduba (Senador Sá), Gameleira (Itapipoca), Cocó (Fortaleza), Germinal (Palmácia), Maranguapinho (Maranguape) e Tijuquinha (Baturité). O açude Batente (Ocara), que já transbordou nesta quadra chuvosa, opera quase com capacidade completa.

O número de açudes com volume acima de 90% também cresceu. Além do Batente, a lista inclui Gangorra (Granja), Jenipapo (Meruoca), São Vicente (Santana do Acaraú), Angicos (Coreaú) e Gavião (Pacatuba).

A lista de reservatórios com volume inferior a 30% de sua capacidade total teve uma mínima diminuição. Agora são 98. Dez desses continuam secos, enquanto 30 estão com volume considerado morto, um a menos da lista divulgada anteriormente.

O sistema hídrico do Estado, com 155 açudes monitorados pela Cogerh, está com 11,93% da capacidade, com 2,22 milhões m³ de água.

Conforme dados da undação Cearense de Meteorologia e Recursos (Funceme), entre as 7 horas da manhã de domingo e as 7 horas da manhã de ontem, choveu em 55 municípios do Ceará. A maior precipitação foi registrada em Maracanaú, com 54,2 mm.

A previsão para hoje, segundo previsão da Funceme, é de nebulosidade variável com chuva isolada no litoral, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e na região Jaguaribana. Nas demais regiões do Ceará, há possibilidade de chuva.

 

O que você achou desse conteúdo?