Logo O POVO+
Cão "mais habilidoso do Brasil" morre atropelado
CIDADES

Cão "mais habilidoso do Brasil" morre atropelado

| Porto das Dunas | O cão foi atropelado por picape na areia da praia e o motorista não prestou socorro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CÃO CEARENSE estrelava peças 
publicitárias e participava de concursos  (Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/CAOGENTIL)
Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/CAOGENTIL CÃO CEARENSE estrelava peças publicitárias e participava de concursos

O cão Jacó, de 9 anos, morreu após ser atropelado anteontem na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Da raça border collie, ele ficou conhecido pelos truques e habilidades mostrados em programas de televisão e concursos nacionais e internacionais. Era chamado de "o cão mais habilidoso do Brasil".

A pequena estrela cearense se apresentaria próxima semana na Crufts, o maior campeonato de cães do mundo, realizado anualmente pelo Kennel Club da Inglaterra. Jacó representaria o Brasil na modalidade freestyle - mistura de treinamento de obediência, truques de dança e interações criativas entre cães e humanos.

De acordo com o tutor, Vladinir Maciel, o cão tinha hábito de nadar três vezes por semana, no Porto das Dunas, perto de casa. Era atividade de condicionamento físico
para a competição.

Ao passear na areia, o border collie foi atropelado por uma picape. "Jacó era muito treinado, iria correr do carro. Mas ele (motorista), veio de longe, desviou o caminho dele, em alta velocidade, para passar por cima do cachorro. Poderia ser um dos nossos filhos, poderia ser minha esposa, poderia ser qualquer um", desabafou Vladinir, afirmando que o atropelamento foi "proposital".

O motorista fugiu sem prestar socorro. As tentativas de socorro ao animal não tiveram sucesso. Ele foi levado a emergência veterinária em Fortaleza mas morreu no caminho. Boletim de ocorrência deve ser registrado hoje, na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Ainda na tarde de ontem, dezenas de amigos da dupla e outros comovidos pela morte de Jacó protestaram na Beira-Mar de Fortaleza. Vestidos de preto e acompanhados dos animais de estimação, eles pediam compaixão pelos animais e fiscalização nas praias.

"Agora, minha bandeira é essa, a da segurança nas praias, na esperança de leis mais rígidas e punições mais severas para evitar outros casos. Praia é lugar de família e estrada é lugar de carros",
completou Vladinir.

O que você achou desse conteúdo?