Logo O POVO+
Fortaleza tem manhã de alagamento, sinais apagados e transtornos
CIDADES

Fortaleza tem manhã de alagamento, sinais apagados e transtornos

| Quadra chuvosa | Precipitações de fevereiro no Ceará, em dados parciais, superam média histórica
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MANCHA escura se espalha pelo mar no ponto de deságue do riacho Maceió
 (Foto: Reprodução/Luciana Otoch)
Foto: Reprodução/Luciana Otoch MANCHA escura se espalha pelo mar no ponto de deságue do riacho Maceió

Todas as regiões do Ceará registraram chuva ontem, alcançando 119 dos 184 municípios. E para hoje e amanhã, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de mais precipitações em todo o Estado. Conforme dados parciais, este primeiro mês da quadra chuvosa de 2019 está com média de 131,5 milímetros (mm), 10,8% acima da normal histórica.

Em Fortaleza, a chuva de ontem foi marcada pela incidência de trovões e relâmpagos. Entre 7 horas da manhã de quarta-feira e 7 horas de ontem, as precipitações chegaram a 54,6 mm na Capital. A Cidade supera em 32% a média histórica.

Na avenida Aguanambi, as ciclovias estavam cobertas de água e dificultavam o caminho. Para quem trafegava de carro pela via, semáforos apagados geraram congestionamento.

A esquina da Heráclito Graça com Antônio Augusto, na Aldeota, é um tradicional ponto de alagamento. Dessa vez, a água subiu tanto que entrou em um prédio onde funciona a área administrativa de um plano de saúde. Faltou energia e os funcionários ficaram do lado de fora durante parte da manhã. Próximo à área do alagamento, quando a chuva mais forte já tinha passado, um bueiro acumulava lixo: garrafas e sacos plásticos, madeira e material orgânico impediam a passagem de água. A Avenida Santos Dumont e Rua Pereira Filgueiras, na Aldeota, estavam completamente engarrafadas às 9 da manhã. "Estou parado aqui (na Santos Dumont) a caminho do meu trabalho há mais de meia hora. E o trânsito não anda", reclamava o professor João Ferreira Neto.

Um total de 22 semáforos apresentaram problemas na manhã de ontem, conforme a AMC. Foram 17 sinais apagados e cinco piscantes. O órgão ressalta que as falhas nos semáforos geralmente se dão por conta de oscilações na rede elétrica e, para evitar isto, tem implantado NoBreaks, equipamentos que impedem que alterações de energia interfiram nos semáforos.

Na Beira-Mar, uma mancha escura se espalhou pelo mar no trecho onde deságua o riacho Maceió. Por suspeita de despejo de lixo, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou, em nota, enviar fiscais ao local para verificar a situação. Já no Mercado Central, outro ponto turístico da Capital, um cano estourou supostamente em decorrência da chuva intensa. Vídeo mostra comerciantes tentando retirar o grande volume de água dos corredores.

 As chuvas ocorridas ontem se deram por conta da influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário e fazem com que o ar seco desça para a superfície, explica Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

Em vários momentos, clarões seguidos de estrondos eram vistos e ouvidos durante a chuva de ontem na Capital. Procurada, a assessoria de imprensa da Enel, distribuidora de energia elétrica, informou que estava com o sistema de contagem de raios em manutenção e não poderia informar quantos atingiram Fortaleza.

Na Região Metropolitana da Capital, um homem morreu após ser atingido por um raio. Ele trafegava em uma moto, na CE-040, nas proximidades do município de Pindoretama e, de acordo com pessoas que passavam pelo local, recebeu uma descarga elétrica e caiu da moto. Em seguida, foi atropelado por um carro. Ele não teve a identidade divulgada. (Colaborou Jullie Vieira/ Especial para O POVO)

Ceará

Para o trimestre fevereiro-março-abril, a previsão da Funceme é de 40% para chuvas na média histórica. A probabilidade é de 30% para chuvas acima da média e 30% para abaixo da média.

 

O que você achou desse conteúdo?