Logo O POVO+
Quatro açudes já sangraram no Estado
CIDADES

Quatro açudes já sangraram no Estado

Fevereiro.
Edição Impressa
Tipo Notícia

Com as chuvas de fevereiro, quatro reservatórios já sangraram no Ceará. O açude Tijuquinha, em Baturité, é um dos que recebeu volume de água além da capacidade. Germinal, em Palmácia, e São José I, em Boa Viagem, também estão em sangria, conforme resenha diária da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Outro que já transbordou neste primeiro mês da quadra chuvosa foi a barragem do Cocó, na Capital.

Além dos quatro açudes já sangraram, o Jenipapo, em Meruoca, é o quinto reservatório no Estado com volume acima de 90%. Até ontem, a Cogerh registrou aporte em 55 açudes no Ceará. O volume de águas no Estado é de 1,98 bilhão m³ - o que representa 10,62% da capacidade do sistema.

Outros 104 reservatórios permanecem com volume abaixo de 30%. Ainda segundo resenha de ontem da Cogerh, 30 seguem em volume morto e outros 14 estão secos.

Até ontem, segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado atingiu média de 117,9 milímetros (mm) de chuva, volume 0,6% abaixo da normal histórica. Entre as 7 horas de segunda-feira e as 7 horas de ontem, a Funceme registrou precipitações em 113 municípios.

Segundo o meteorologista Raul Fritz, a situação mais confortável no Ceará, em fevereiro, foi observada no Litoral Norte e no Maciço de Baturité. Já o cenário mais crítico é visto na região do Cariri.

O que você achou desse conteúdo?