Logo O POVO+
Bombas de irrigação do Jardim Japonês estão paradas
CIDADES

Bombas de irrigação do Jardim Japonês estão paradas

| Beira Mar | Máquinas desligadas são um dos problemas de manutenção do equipamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL,  14-02-2019: Jardim Japonês localizado na avenida Beira Mar. (Foto: Alex Gomes/O Povo) (Foto: ALEX GOMES)
Foto: ALEX GOMES FORTALEZA, CE, BRASIL, 14-02-2019: Jardim Japonês localizado na avenida Beira Mar. (Foto: Alex Gomes/O Povo)

O sistema de irrigação do Jardim Japonês, localizado na Beira Mar, funciona de forma incompleta há mais de um ano. As bombas responsáveis por movimentar água pelos jardins suspensos e pelos lagos estão paradas, guardadas sob a principal tenda contemplativa do local, de frente para o mar.

A água que deveria passar pelas instalações não corre. Assim, os lagos chamam atenção pelo verde do lodo que já tomou de conta. Os peixes sequer são vistos. Segundo um funcionário do local, que preferiu não se identificar, a inoperância do sistema de irrigação já ocorre há mais de um ano.

Em meio a poças d'água, as bombas dividem espaço com ferramentas de trabalho, mas também um sofá e mesas quebrados, pedaços de madeira e canos, panos, além de um banheiro somente com o vaso sanitário, sem válvula de descarga. Fora o acúmulo de lixo. Tudo em um ambiente úmido e com sinais de mofo.

As plantas suspensas no jardim estão sem os cuidados necessários. O zelador do local utiliza uma mangueira para irrigá-las. Glória Sousa, 50, turista de São Paulo, avaliou o equipamento como "interessante" e um local para ter "inspirações". No entanto, classificou o local como "abandonado".

Segundo um funcionário que trabalha no Jardim Japonês, recentemente, equipes da Enel estiveram no espaço para consertar problemas elétricos, já que parte dos postes estava com lâmpadas apagadas. E técnicos da Prefeitura estiveram no equipamento para averiguar as condições.

Conforme antecipou o colunista Alan Neto, na edição de domingo, 10, do O POVO, um projeto está sendo elaborado para área, com a possibilidade de viabilizar um restaurante especializado em comida japonesa. A ideia é de Ferruccio Feitosa, secretário da Regional 2. Detalhes ainda não foram divulgados.

O POVO procurou a Regional 2, mas até o fechamento desta página não obteve resposta. Ao órgão foi solicitado posicionamento sobre projetos de revitalização e manutenção do Jardim Japonês, principalmente em relação às máquinas de irrigação desativadas no local. Além disso, também foram requeridos mais detalhes sobre o empreendimento a ser instalado no local.

O que você achou desse conteúdo?