Logo O POVO+
Novo Caps AD amplia estrutura de atendimento
CIDADES

Novo Caps AD amplia estrutura de atendimento

| Funcionamento 24 horas |
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ROBERTO CLÁUDIO inaugurou Caps AD no bairro Cristo Redentor (Foto:  Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo ROBERTO CLÁUDIO inaugurou Caps AD no bairro Cristo Redentor

Existente há 13 anos, o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD) da Regional 1 teve nova sede inaugurada ontem no bairro Cristo Redentor. O equipamento já havia passado por diferentes prédios alugados pela Prefeitura em bairros como Jardim Guanabara, Barra do Ceará e São Gerardo, que não tinham infraestrutura adequada para o atendimento. Agora, o Caps AD que já era 24 horas passa a contar com dez leitos de observação em que pacientes podem pernoitar. Antes, eram cinco.

Para receber atendimento na unidade não é necessário encaminhamento de postos de assistência primária. O Caps recebe pacientes de demanda espontânea para abertura de prontuário de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. O centro conta com médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos e terapeutas ocupacionais.

"A gente tem três grandes prioridades nessa área de saúde mental, e uma delas é a melhoria da infraestrutura física. Esse é um Caps completamente novo", declarou o prefeito Roberto Cláudio (PDT), presente na inauguração. Os outros focos apontados por ele são a garantia de remédios receitados pelos Caps nas centrais de medicamentos nos terminais e médicos especializados nas unidades. A Prefeitura realizou o primeiro concurso público para a área de saúde mental, e, segundo RC, os 133 selecionados tomarão posse ainda neste semestre nos 14 Caps.

Para a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Fernandes, o novo equipamento permitirá atendimento ambulatorial e encaminhamento para internação a depender do quadro de cada paciente. Com atendimento 24 horas, a unidade tem demanda de cerca de 1.000 usuários.

Em Fortaleza, outros dois centros também dispõem de atendimento 24 horas, o Regional 2 e o Geral.

O prédio definitivo da unidade foi construído no terreno do fundo de um posto de saúde já existente no bairro, o que possibilita uma assistência mais completa. Tem área de 893,39 m² e conta com farmácia, sala de acolhimento, enfermaria, área de convivência, área de atividade coletiva, quatro salas de atendimento individual, três dormitórios, cozinha, refeitório, três banheiros com acessibilidade, lavabo, dois vestiários, lavanderia, sala administrativa e posto de medicação.

O atendente comercial Jorge Dias, 57, é atendido pelo Caps AD Regional 1 lá luta dia a dia contra o alcoolismo. No prédio anterior, ele diz que era "tão apertado que a gente ficava em pé". "Esses dois anos que estou aqui estão dando resultado, estou praticamente quase chegando lá", conta. Na inauguração, subiu ao palco e declamou uma poesia que escreveu sobre a vida antes e depois de começar o tratamento. "Substitui a bebida pela poesia", resume.

O que você achou desse conteúdo?