PUBLICIDADE
Jornal

Pet Expofun debate benefícios e cuidados para ter animais em casa

| Saúde animal | Feira será realizada hoje e amanhã no estacionamento do shopping RioMar Fortaleza

12/01/2019 01:30:00
NULL
NULL (Foto: )

Na palestra Cães que ajudam humanos, que será realizada hoje, às 17h30min, dentro da programação da Feira Pet Expofun, o 1º tenente do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) Thiago Dias deve ir além do trabalho desenvolvido cotidianamente pelo canil da entidade. Comandante adjunto do Canil do CBM, o oficial conversará com o público sobre os avanços da socialização, da reabilitação, do cuidado da criança a partir de uma técnica conhecida como cinoterapia, ou seja, o uso de cães como base para as atividades de reabilitação.

 

A 2ª Feira Pet Expofun é composta por mais sete palestras, desfiles de animais de diversas raças, demonstrações com adestrador e um espaço para adoção de felinos. Acontece hoje e amanhã no estacionamento do shopping Riomar Fortaleza, das 16h30min às 22 horas. 

 

"O relato do que acontece em todo o mundo em relação a crianças autistas ou com outras questões do desenvolvimento é de avanço imensurável no tratamento com o uso de animais", afirma Thiago Dias. Os avanços, conta ele, são desde o fonoaudiológico até psicológico e de inserção social.

 

O projeto de cinoterapia do Corpo de Bombeiros é realizado há cinco anos. Com seis agentes do CBM, a maioria jovens brigadistas, atende cerca de 30 crianças. "As pessoas não conhecem e se assustam porque pensam que os Bombeiros são somente para atividades de salvamento. E, de certa forma, essa atividade que desenvolvemos também auxilia a salvar uma vida".

 

Rafaela Watinaga é convidada da feira para falar hoje sobre a nutrição mais adequada para cada animal de estimação. A zootecnista, especialista em Nutrição, afirma que a alimentação para pets tem evoluído rapidamente nos últimos 10 anos. As rações têm se tornado uma comida adequada, livre de sódio e com todos os nutrientes que o animal necessita para se desenvolver de forma saudável.

 

Existe, no entanto, outra opção de alimentação para animais de estimação para quem dispor de mais tempo para se dedicar à preparação da comida. "A alimentação natural é biologicamente mais adequada, usa de alimentos naturais e frescos, livres de conservantes. O tutor consegue preparar em casa a partir da orientação de um médico veterinário ou um zootecnista", avisa. 

 

Não é o resto que fica no prato ou na panela que pode ser dado ao cachorro ou ao gato. É comida balanceada, com receitas de acordo com cada animal.

 

Serviço

 

2º Pet Expofun

 

Onde: estacionamento do shopping RioMar Fortaleza (rua Desembargador Lauro Nogueira, 500 - Papicu)

Quando: Hoje, 12, e amanhã, 13

Horário: das 16h30min às 22 horas

Entrada gratuita.

Destaques da programação

 

Hoje

 

17 horas - Desfile de pets para adoção (Upac e GAP)

17h30min - Palestra - Cães que ajudam humanos: Corpo de Bombeiros e trabalho com crianças especiais

18h30min - Palestra - Alimentação natural x ração. Como escolher?

 

Amanhã

 

17 horas - Desfile de pets para adoção (UPAC e GAP)

17h30min - Palestra - Gravidez x Animais de Estimação: Existe risco nessa relação?

18 horas - Demonstração com Adestrador (Jackson Maciel)

 

Evento

 

Pet Expofun será realizado hoje e amanhã, das 16h30min às 22 horas, no estacionamento do shopping RioMar Fortaleza, no Papicu. A entrada é gratuita.

ANGÉLICA FEITOSA

TAGS