Logo O POVO+
Parque do Cocó lança projeto para observação de pássaros
CIDADES

Parque do Cocó lança projeto para observação de pássaros

Primeira edição do "Vem passarinhar" aberta ao público foi realizada ontem. Programação será sempre no terceiro domingo do mês
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Numa das entradas para a trilha do Parque do Cocó, em Fortaleza, há uma gaiola pendurada numa árvore. Objeto que escancara a prática de trancafiamento de animais silvestres e que ninguém espera encontrar numa Unidade de Conservação como o Cocó. Preso à jaula, um pedaço de papel explica que aquela gaiola vazia representa, na verdade, um pássaro livre. E é já com esse ensinamento que o Parque abre para o público a caminhada "Vem passarinhar".

[FOTO2]

A observação guiada de aves do Cocó deve acontecer sempre aos terceiros domingos de cada mês. É uma atividade gratuita e educativa que pretende atrair tanto estudiosos sobre a fauna do Parque como quem ainda nunca experienciou esse tipo de contato com os bichos.

Cecília Licarião, bióloga e coordenadora de educação ambiental do Cocó, acredita que esse momento seja propício para criar "soldados de conservação" do parque estadual. "Temos muitos observadores de aves que já foram caçadores, traficantes, e que perceberam que não precisam engaiolar. Podem  ir à campo ver essa diversidade", relatou a gestora.

Silencioso na maior parte do tempo, um grupo de aproximadamente 20 pessoas foi o que, ontem, "inaugurou" os passeios mensais na trilha. Munidos de binóculos e câmeras fotográficas, mulheres e homens adultos passaram quase uma hora dentro da mata conhecendo algumas das mais de 130 espécies de aves locais catalogadas, a exemplo do choró-boi, do beija-flor-de-barriga-branca, do anu-coroca e do espirituoso bico-de-lacre.

A psicanalista Galeara Matos, 66, chegou à passarinhada "seguindo os passos do Demitri", que "todo dia posta um passarinho (em sua conta no Instagram)". Demitri Túlio é jornalista do O POVO que há anos acompanha o Cocó e se empenha, pessoalmente, em estimular a proteção e o uso sustentável do parque. "Tô achando uma experiência muito bonita. No momento atual, em que a gente só vê notícias ruins, coisas desabando, queimando, estar aqui olhando pássaros e esperando que eles cantem é poder aliviar esse momento difícil", diz ela.

Galeara lembra, inclusive, que a observação de aves abre caminhos para novas possibilidades de contato com o Cocó. Não mais somente no sentido físico, com as caminhadas, corridas e passeios de bicicleta habituais, mas no sentido de respeito à natureza. "Você está aqui pela natureza e não só pelo seu corpo, pelas suas dietas, tratamentos", exemplificou.

Bruno Araújo, guia da empresa de ecoturismo Manakin e parceiro do Cocó, foi quem guiou a visita de ontem. Apesar da dificuldade natural de transformar um conteúdo técnico e acadêmico em algo compreensível para as pessoas, ele acredita que o conteúdo proposto deve ser bem absorvido pelo público. "O que a gente faz é a ponte entre as pessoas e os animais".

Após meses como voluntários no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Vitor Saraiva, 27, e Winie Damasceno, 26, aprenderam a se relacionar da melhor forma com a natureza. Agora, em Fortaleza, o casal busca, da mesma forma, prestar serviços voluntários para ajudar a construir na população um sentimento de pertencimento à mata. "Se mudou o meu olhar, pode mudar o de muita gente. Já está mudando. Cada vez mais as Unidades de Conservação estão abrindo as portas para visitação porque você tem que estar dentro mesmo. Você cuida daquilo que gosta e usa", ensinou Vitor. Ele e Winie conheceram o Cocó pela primeira vez.

Gaiola 

As gaiolas presentes no Parque do Cocó já aprisionaram, de fato, animais silvestres. Foram doadas à gestão da unidade pelo Batalhão de Polícia Ambiental.

Serviço 

Caminhada para observação de pássaros no Cocó

Quando: todo terceiro domingo do mês

Horário: 7 horas

É bom usar: roupas leves e de cores "camufladas", chapéu, calçado fechado e repelente

Acompanhe a programação no Instagram: @cocomeuxodo

 

O que você achou desse conteúdo?