Logo O POVO+
Comunidades permanecem sem atendimento
CIDADES

Comunidades permanecem sem atendimento

cidades
Edição Impressa
Tipo Notícia

Seis unidades de saúde de Monsenhor Tabosa (a 311,1 km de Fortaleza) ainda estão sem atendimento após a saída dos médicos cubanos. Destas, três vagas são em comunidades indígenas. De acordo com Celi Bezerra Saraiva, titular da Secretaria da Saúde do município, a cidade contou com inscrições. No entanto, até ontem, ultimo dia de apresentação de médicos inscritos, os profissionais não  apareceram para assumir a vaga.

 

"A questão do impacto foi principalmente a falta da cobertura do atendimento da população, tanto as comunidades convencionais como as indígenas", explica. Conforme a gestora, a ausência do atendimento médico nestes locais resultaram em maior demanda hospitalar. Celi conta que essa procura pelas emergências resulta inclusive em maior custo para o município. "E é desgastante também para a população, que faz grandes deslocamentos por atendimento. Antes, o médico não só atendia no posto como fazia a constante visita domiciliar".

 

Sobre a expectativa de preenchimento das vagas, ela conta que é baixa. A experiência, conforme ela, assemelha-se à dificuldade de permanência de profissionais antes da chegada de médicos cubanos ao Brasil.

 

Josete Tavares, presidente do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-CE), explica que apesar de haver penalidade para o município que desliga o profissional do programa de forma súbita, o médico que deixa a vaga do programa não enfrenta nenhuma burocracia. Assim, a busca por locais com melhor estrutura e melhor remuneração acaba sendo recorrente. "É um movimento que ainda vai prevalecer durante um bom tempo, porque está regulado pelo mercado". (Eduarda Talicy)

 

O que você achou desse conteúdo?